Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3951
Título: Arquitetura institucional de ensino superior: ações sustentáveis projetuais baseadas nas categorias do LEED Schools NC-V3
Autor(es): Bastos, Celso Silva
Orientador: Gama, João Luiz Calmon Nogueira da
Data do documento: 30-Out-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação consiste numa abordagem sobre sustentabilidade na construção civil, analisando os conceitos de desenvolvimento sustentável e propondo soluções que visam a reduzir os impactos ambientais, uso eficiente de materiais e consumo de água no setor de construção civil. O objetivo desta pesquisa é dissertar as ações sustentáveis aplicadas a um projeto adotado como exemplo, referente a uma edificação de ensino superior, de forma qualitativa, dando ênfase a um sistema de aproveitamento de uso de água de condensação de ar condicionado proposto pelo autor, baseando-se na ferramenta de certificação e critérios do LEED Schools NC - v3-NC v3, sem contudo ter por finalidade atingir pontuações. Dessa forma, pretendeu o autor contribuir para a redução dos impactos ambientais na construção civil através de procedimentos projetuais adotadas para a edificação de um prédio de ensino superior na cidade de Vitória, ES. No Estado da Arte serão apresentados modelos e conceitos sustentáveis, programas de ação e sistemas de pesquisas num âmbito internacional, nacional e local, que permitam alcançar construções de alto desempenho ambiental. Posteriormente, serão descritas metodologias de avaliação de desempenho ambiental existentes no mundo. Como exemplo algumas edificações de ensino certificadas ambientalmente serão citadas com a avaliação dos resultados de seus desempenhos ambientais. Na conclusão demonstra-se uma considerável redução no consumo de água e energia, alem de melhor produtividade com ambientes projetados com materiais de baixo compostos orgânicos voláteis e climatização adequada.
This study consists in an approach to sustainability in construction, analyzing the concepts of sustainable development and proposing solutions that aim the reduction of environmental impacts, efficient use of materials and water consumption in the building sector. The objective of this research is to expound the sustainable actions applied to a project adopted as an example, referring to a building for educational use, in a qualitative way, emphasizing the use of a system that reuses the water from air conditioning condensation system proposed by the author, based on the certification tool and criteria of LEED Schools NC - v3, without, however, having the purpose of achieving scores. Thus, the author sought to contribute to reducing environmental impacts through the construction of projective procedures adopted for the construction of a building of higher education in the city of Vitória, ES. In this work it will be presented models and sustainable concepts, programmed solutions and systems research in international, national and local buildings that achieve high environmental performance. Subsequently, assessment methodologies are described of environmental performance in the world. As an example, some school buildings environmentally certified cited will be mencioned and the results of their environmental performance will be evaluated. The results demonstrated that a considerable reduction in the consumption of water and energy can be achieved, in addition to improved productivity environments designed with materials with low volatile organic compounds and proper acclimatization.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3951
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_6045_Celso Silva Bastos.pdf8.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.