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Título: Estudo dos acidentes com motocicletas e da gravidade das lesões decorrentes
Autor(es): Berger, Pedro Pelacani
Orientador: Morais Neto, Gregório Coelho de
Data do documento: 10-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esse trabalho busca definir indicadores e identificar fatores agravantes de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. Fez-se uso do banco de dados do Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (VIVA), que provém de um estudo descritivo de corte transversal, realizado no município de Vitória ES, nos anos de 2006, 2007, 2009 e 2011, com informações da vítima, da via e da ocorrência. Realizaram-se análises estatísticas de caráter exploratório, a fim de traçar o perfil da vítima e do acidente e também foram utilizados modelos lineares generalizados na investigação de fatores de risco e proteção associados à gravidade da ocorrência. Os resultados demonstram a existência de relação do horário, dia da semana, parte do corpo atingida, ocorrência em zona rural ou urbana e município de ocorrência pertencer à zona metropolitana com a chance de internação hospitalar e ocorrência de acidentes. Observou-se que variáveis conhecidas por impactarem na quantidade de acidentes não têm necessariamente o mesmo efeito sobre a gravidade destes, e também se salienta a importância do desenvolvimento de um sistema de informação unificado, conciso e abrangente para um ainda melhor entendimento dos acidentes de trânsito, fomentando políticas públicas de segurança viária no Estado.
This study seeks to define indicators and identify aggravating factors of traffic accidents involving motorcyclists. Using the database Violence Surveillance System and Accidents (VIVA), from a descriptive cross-sectional study performed on Vitória - ES, in the years 2006, 2007, 2009 and 2011, with victim, route and occurrence information. Analyses were performed in order to define the victim and the accident's profile and use generalized linear models in the investigation of risk and protection factors associated with the severity of the occurrence. The results demonstrate the existence of time interface, day of week, injured body part, occurring in rural or urban area and occurrence municipality belonging to the metropolitan area with the chance of hospitalization and accidents. It was observed that variables with known impact on the quantity of accidents do not necessarily have the same effect on the severity of these, and also highlights the importance of developing a unified, concise and comprehensive information system to build a better understanding of traffic accidents, promoting public policies for road safety in the state.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3980
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