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Título: Modelo matemático para definição de centrais de transbordo para logística reversa de resíduos sólidos gerados em terminais marítimos do Rio de Janeiro
Autor(es): Gomes, Thiara Cezana
Orientador: Rosa, Rodrigo de Alvarenga
Data do documento: 21-Ago-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O Brasil possui um setor portuário com 37 portos públicos que movimentaram, em 2013, 338,3 milhões de toneladas de carga bruta, representando um incremento relativo de 6,8% em relação ao ano anterior. Estes portos geram resíduos em função de suas operações e, a adequada gestão destes se faz indispensável para a adequação ao novo marco regulatório imposto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Assim, o principal objetivo deste trabalho consistiu em desenvolver um modelo matemático baseado no problema de localização de facilidades n-echelon para definição de centrais de transbordo a serem escolhidas para uma melhor configuração da rede logística reversa de resíduos sólidos gerados em terminais marítimos. O modelo proposto se diferencia dos demais por possuir uma função objetivo mais abrangente em relação à análise de custos e receitas, além de um índice adicional referente ao tipo específico de resíduo que irá ser alocado para as centrais de transbordo e direcionado às empresas receptoras. Ademais, o modelo segrega em diferentes caminhões os resíduos de acordo com sua periculosidade e permite a escolha da capacidade do caminhão que será usado na rede logística reversa. Foram selecionados nove terminais marítimos do Rio de Janeiro para elaboração de diferentes cenários, baseados em dados reais, que foram executados no solver CPLEX 12.6. Os resultados mostraram um percentual elevado de participação dos custos de transportes, entre 63,0% e 80,0%, dentre todos os demais custos envolvidos na elaboração da rede logística reversa; a maior rentabilidade se mostrou quando caminhões menores foram usados em detrimento aos caminhões com grande capacidade. Para todos os cenários, o resultado financeiro obtido apresentou um valor de receita maior que o valor dos custos, demonstrando que a venda de resíduos para reciclagem pode ser sim uma alternativa viável do ponto de vista econômico e não apenas da perspectiva legal, ambiental e social.
Brazil has a port sector with 37 public ports which moved in 2013, 338.3 million tons of bulk cargo, representing a relative increase of 6.8% compared to the previous year. These ports generate waste, in terms of their operations and the adequate management of these is indispensable to adapt to the new regulatory mark imposed by the National Solid Waste Policy (PNRS). Thus, the main objective of this work was to develop a mathematical model based on the location problem of n-echelon facilities for defining transshipment stations to be allocated for better configuration of reverse logistics network of solid waste generated in maritime terminals. The proposed model differs from the others because it has a wider objective function relative to the analysis of costs and revenues, also an additional index for the specific type of waste that will be allocated to the transshipment stations and will be sent to the recycling companies and landfills. In addition, model segregates in different trucks the waste according to its danger and allows the selection of capacity truck that will be used in reverse logistics network. Nine marine terminals were selected from Rio de Janeiro to elaborate different scenarios, based on actual data, which were executed in 12.6 CPLEX solver. The results showed a high percentage for participation of transport costs, between 63.0% and 80.0%, of all other costs involved in the development of reverse logistics network; the higher return proved when smaller trucks were used instead to trucks with large capacity. For all scenarios, the obtained financial result came in at more revenue than the value of costs, demonstrating that the sale of waste for recycling may be a viable alternative from the economic perspective, not just from legal environmental and social viewpoints.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3991
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