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Título: Proposta de sistema construtivo em compósito termoplástico para ilhas oceânicas
Autor(es): Dias, Bernardo Zandomenico
Orientador: Alvarez, Cristina Engel de
Data do documento: 21-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A necessidade de manutenções constantes em edificações localizadas em ilhas oceânicas eleva consideravelmente os custos globais da construção, devido ao valor dos próprios materiais utilizados nos processos de manutenção e ao longo trajeto que realizam na etapa de transporte, já que frequentemente vêm do continente. Apesar de geralmente possuir custo de aquisição maior que o da própria madeira material de uso consagrado em edificações projetadas para as ilhas oceânicas brasileiras , por ser pré-fabricado e apresentar alta durabilidade e baixa manutenibilidade, mesmo quando expostos às intempéries, os compósitos termoplásticos conhecidos como madeira plástica, sob uma avaliação inicial, são uma alternativa eficiente para esse tipo de edificação. Assim, esta pesquisa teve como objetivo propor um sistema construtivo constituído por vedações autoportantes compostas primordialmente por madeira plástica, passíveis de serem aplicadas em estações científicas projetadas para ilhas oceânicas. Para o desenvolvimento do sistema construtivo foram realizados, em protótipos do sistema idealizado, ensaios mecânicos de resistência ao impacto de corpo duro, ao impacto de corpo mole e à compressão. Por sua vez, os protótipos foram construídos a partir de projeto específico, incluindo detalhamento. Os procedimentos metodológicos passaram pela revisão de literatura com especial ênfase para os assuntos relacionados aos compósitos termoplásticos, ilhas oceânicas, normas técnicas e sistemas construtivos. A fim de validar o sistema proposto como adequado às solicitações citadas, os dados dos ensaios mecânicos foram comparados às exigências previstas nas NBR 15575-2 e NBR 15575-4. Os resultados dos ensaios foram suficientes para que o sistema construtivo se enquadrasse no nível Intermediário em relação ao ensaio de resistência ao impacto de corpo duro, mas não alcançasse o nível Mínimo no de corpo mole devido ao não cumprimento de apenas um requisito. Quanto ao esforço de compressão, cada painel deve ser calculado para suportar uma carga máxima de 836,275kg. Por fim, mesmo não alcançando o nível Mínimo num dos ensaios, acredita-se que o sistema desenvolvido apresenta potencial para utilização em estações científicas em ilhas oceânicas, ou mesmo para edificações térreas em áreas isoladas e sob forte ação das intempéries. Além disso, com a realização de algumas modificações que melhorem o desempenho do sistema no ensaio de resistência ao impacto de corpo mole, pode-se cogitar a possibilidade de emprega-lo na construção de edificações com dois pavimentos.
The need for constant maintenance by buildings located on oceanic islands considerably increases the overall costs of its construction, due to the economic value of the materials used in the maintenances and to the long transportation distance, since such materials often come from the continent. Although generally more expensive than the wood itself – largely employed material in buildings planed for the Brazilian oceanic islands – because the thermoplastic composites known as plastic lumber are prefabricated, durable and low maintenance, even when exposed to the weather, under an initial evaluation, they are an efficient alternative for buildings designed for oceanic islands. So, this research aims to propose a constructive system, focusing on the development of a load-bearing building panel, both primarily composed of plastic lumber and designed for the research stations located on oceanic islands. In order to propose the constructive system, a hard body impact test, a soft body impact test and a compressive strength test were performed on prototypes of the load-bearing building panel. In turn, the prototypes were constructed based on design plans and detailing. The methods rely on literature review emphasizing issues related to thermoplastic composites, oceanic islands, research stations, technical standards and building systems. In order to validate the proposed building panel as appropriate to resist the tested tensions, the results of mechanical testing were compared to the requirements of the NBR 15575-2 and NBR 15575-4. The results were enough for the panel fit at the "Intermediate" level regarding the hard body impact test, but not enough to reach the "Minimum" level at the soft body impact test due to the non-accomplishment of only one requirement. Concerning the compressive strength, its design strength must be equal to 5,775N/cm² (0,05MPa). Finally, even not reaching the "Minimum" level at one of the three tests, it is believed that the load-bearing building panel has real possibility of application in research stations on oceanic islands, or even in single-story buildings in isolated areas and under high levels of weathering. Moreover, after improvements to enhance the performance of the panel at the soft body impact test, the possibility of using it to frame two-storied buildings can be considered.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3993
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