Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4007
Título: Implementação de modelo de otimização da política de reabastecimento para transportadores rodoviários de carga
Autor(es): Reduzino, Luciano Marques
Orientador: Cruz, Marta Monteiro da Costa
Data do documento: 18-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A administração do transporte é fundamental para a competitividade das empresas visto que o transporte representa uma grande parcela do custo logístico total. Em paralelo a isso, sabe-se que o transporte no Brasil é altamente concentrado pelo modo rodoviário e que um dos maiores custos das transportadoras é com o combustível (estima-se que 17% de todo o custo logístico existente nas empresas transportadoras seja gasto com diesel). Analisando a literatura existente, é possível encontrar alguns modelos de otimização que se aproveitam da diferença de preços do diesel entre os diferentes postos de abastecimento para reduzir os gastos das transportadoras com combustível. Dentro desse contexto, pode-se selecionar também algumas patentes sobre assuntos próximos ao tema. Desta forma, esse trabalho descreve o desenvolvimento de um aplicativo de fácil acesso aos usuários por meio de aparelhos móveis que se utiliza desses modelos e trabalha como um sistema de suporte de decisão para reduzir o custo operacional de empresas transportadoras de cargas rodoviárias brasileiras.
The management of transportation is critical to the company's competitiveness as the cost of the road freight transport contributes to a large share of the total logistics cost. It is known transport in Brazil is highly concentrated by roads and one of the biggest costs of carriers is with the fuel (it is estimated that 17% of all logistics costs in existing carriers is spent on diesel). Analyzing the literature, it is possible to find some optimization models that take advantage of the difference in diesel prices between different gas stations to reduce spending by carriers with fuel. Within this context, it is also possible to select some patents on subjects close to the theme. Therefore this work aims to show the development of an accessible application to users through mobile devices that use these models and works as a decision support system to reduce the operating cost of transport undertakings of Brazilian road freight.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4007
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9614_Luciano Marques Reduzino.pdf2.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.