Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4014
Título: A SUSTENTABILIDADE COM A RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE CACOS E CASQUEIROS PROVENIENTES DE MÁRMORE E GRANITO".
Autor(es): BERNARDI, V. F.
Orientador: SILVA FILHO, A. B.
Palavras-chave: Sustentabilidade
avaliação da sustentabilidade
indicadores
Data do documento: 11-Dez-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BERNARDI, V. F., A SUSTENTABILIDADE COM A RECUPERAÇÃO E VALORIZAÇÃO DE CACOS E CASQUEIROS PROVENIENTES DE MÁRMORE E GRANITO".
Resumo: O objetivo da presente pesquisa foi avaliar como que o processo de recuperação e valorização de resíduos contribui para a sustentabilidade coorporativa. Para tanto foi avaliada a gestão sustentável de cacos e casqueiros da indústria de beneficiamento de mármore e granito. As principais contribuições do trabalho foram a seleção de indicadores de sustentabilidade com base conhecimento científico já produzido e a avaliação da sustentabilidade na recuperação e valorização de resíduos, nesta pesquisa cacos e casqueiros oriundos de mármore e granito, por meio dos indicadores selecionados na primeira parte do estudo. Metodologicamente foi feita uma pesquisa bibliométrica da produção científica sobre indicadores de sustentabilidade, que enfocou a gestão de resíduos para definir o instrumental de avaliação da sustentabilidade na gestão de resíduos de mármore e granito. Na sequência foi implementado um diagnóstico da geração de cacos e casqueiros compilando-se informações primárias sobre o manejo desses resíduos e aplicados os indicadores selecionados na pesquisa bibliométrica para avaliar os reflexos da recuperação e valorização de cacos e casqueiros na sustentabilidade da indústria de mármore e granito. Foram utilizadas quatro empresas na pesquisa primária, duas serrarias (S1 e S2) e duas marmorarias (M1 e M2). Esta pesquisa fornece informações relevantes sobre a produção científica acerca do tema avaliação da sustentabilidade, sistematizando dados importantes na gestão de resíduos e os impactos da recuperação e valorização de cacos e casqueiros nas empresas do setor de mármore e granito. Palavras-chave: sustentabilidade, avaliação da sustentabilidade, indicadores, gestão de resíduos, mármore e granito, pesquisa bibliométrica, cacos e casqueiros.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4014
Aparece nas coleções:PPGESA - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8451_BERNARDI, V F completo.pdf1.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.