Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4030
Título: Técnicas de co-design aplicadas ao desenvolvimento de uma interface USB
Autor(es): Souza, Jonathan Toczek
Orientador: Schneebeli, Hans Jorg Andreas
Data do documento: 18-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertaçãoo aborda a metodologia de desenvolvimento conhecida como hardwa- re/software co-design, motivada pela complexidade emergente do desenvolvimento de sis- temas digitais embarcados e os recentes progressos da tecnologia SoC (System-on-Chip). Nesse contexto, ¶e proposta uma metodologia capaz de atuar num elevado n¶³vel de abstração, permitindo aos projetistas: um melhor gerenciamento da complexidade, uma visualiza»c~ao bem de¯nida do processo de desenvolvimento e um re¯namento suave entre os componentes do sistema, de maneira que as decis~oes de projeto e o particionamento entre os componentes de hardware e software possam ser realizados de maneira simples e natural. Com esse objetivo foi utilizado a linguagem de modelagem uni¯cada - UML (Uni¯edModeling Language), para especi¯ca»c~ao do sistema em alto n¶³vel, e a linguagem SystemC, para a cria»c~ao de prot¶otipos execut¶aveis e simula»c~oes dos v¶arios n¶³veis de abstra»c~ao de¯- nidos pela proposta. Para demonstra»c~ao da metodologia, a implementa»c~ao de uma interface USB (Universal Serial Bus), que possui caracter¶³sticas co-design que justi¯cam sua utiliza»c~ao como um exemplo de teste, ser¶a especi¯cada e re¯nada suavemente. Dessa maneira, considerando a elevada demanda de produção e o tempo de vida relativamente curto destes modernos sistemas que atualmente podem ser encontrados em quase todos os lugares de nosso cotidiano como: carros, celulares, televisores, microondas entre outros, esta disserta»c~ao vem auxiliar os esfor»cos metodol¶ogicos, em busca do aumento de produtividade, no desenvolvimento destes complexos sistemas.
This dissertation is a study about hardware/software co-design, motivated by the increasing complexity on the development of embedded systems and the emergence of the System-on-Chip (SoC) technology. Considering this context, the work presented here proposes a methodology that provides a high level of abstraction, allowing the designers: a better management of the complexity, a well defined visualization of the development process and a smooth refinement. Thus the project decisions, hardware/software partition and trade-off can be simplified in an easy and natural way. With this objective, it was used the unified modeling language - UML, for the high level system specification, and the SystemC language, for the creation of executable prototypes and simulation of the different models defined by the proposal. In order to demonstrate the methodology, the implementation of an USB (Universal Serial Bus) interface will be specified and refined smoothly. The USB has co-design characteristics, which justifies its use as a test case. In this way, considering the large production demand and the short life time of these modern systems, currently found in almost all places of our daily life, like: cars, cellular phones, televisions, microwaves and others; this dissertation contributes for methodological efforts toward a rising on the productivity upon these complex systems development.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4030
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_2338_Dissertacao Mestrado Jonathan Toczek Souza.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.