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Título: Sintonia do ganho de escorregamento de um servoacionamento por controle vetorial de um motor de indução trifásico
Autor(es): Massaro, Claudio Menegatti
Orientador: Sousa, Gilberto Costa Drumond
Data do documento: 25-Mai-2005
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Aplicações envolvendo controle de posição necessitam de respostas dinâmicas muito rápidas do motor. O avanço nas áreas de eletrônica de potência e de microprocessadores permitiu a utilização de motores de corrente alternada em aplicações de alto desempenho, como é o caso de servoacionamento. Entre esses motores, o de indução trifásico tipo gaiola se destaca por sua robustez e baixo custo. Acionado pelo método de controle vetorial, o motor de indução apresenta resposta dinâmica superior ao motor de corrente contínua. O acionamento de motores CA por controle vetorial já apresenta uma grande complexidade inerente ao método. Além disso, o controle é sensível à variações de parâmetros da máquina por aquecimento e saturação magnética. O método de controle vetorial indireto, explorado na presente dissertação, apresenta sensibilidade à variação da constante de tempo rotórica. A perda de sintonia devido à variação deste parâmetro prejudica a dinâmica e o desempenho da máquina. O objetivo do presente trabalho é implementar o método de estimação de parâmetros do motor utilizando o observador de Luenberger, que por se tratar de um observador em malha fechada, utiliza a planta real como modelo de referência e estima parâmetros que convergem para os valores reais. Utilizou-se Matlab/Simulink para simulação do observador que, posteriormente foi implementado num DSP da Texas Instruments para validação experimental.
Servo drive applications require fast dynamic responses. Modern power electronics and Microcomputers enabled high performance ac drives for this purpose and the induction motor cage type is the most commonly used in adjustable-speed ac drive systems because of its robustness and low-cost. Vector control of an induction motor surpasses the performance of a direct current motor but the control method is inherently complex. The indirect vector control method, used in the present work, has a problem of performance degradation due to parameter variations, mainly rotor time constant, which is used in the slip gain calculation. An adaptive observer of an induction motor with a parameter adaptive scheme is proposed for tuning the slip gain calculation, in the present work. The system simulations were performed using Matlab/Simulink software to demonstrate its effectiveness. An experimental study with assembly software implementation was carried out, by using of a Texas Instruments DSP board.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4036
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