Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4039
Título: Análise de desempenho de um sistema COFDM para comunicação via rede elétrica
Autor(es): Silva, Jair Adriano Lima
Orientador: Segatto, Marcelo Eduardo Vieira
Coorientador: Salles, Evandro Ottoni Teatini
Palavras-chave: Multiplexação
Teoria da codificação
Telecomunicações
Data do documento: 22-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A popularização da Internet demanda por tecnologias de acesso que barateiam a instalação e provisão de seus serviços. A tecnologia PLC (Power Line Communication) é uma alternativa que dispõe de infra-estrutura universalmente pronta, uma vez que utiliza a rede de distribuição de energia elétrica como meio de comunicação. Por outro lado, a sua hostilidade perante a transmissão de dados requer o conhecimento detalhado de propriedades relacionadas à função de transferência e ao cenário dos ruídos intrínsecos, para a consignação do adequado sistema de comunicação. Esta dissertação de mestrado investiga a comunicação multiportadora OFDM (Orthogonal Frequency Division Multiplexing) em um canal PLC de acesso e um canal medido em uma rede montada para fins de implantação de uma rede doméstica. Além disso, é realizada uma análise comparativa em termos de taxa de erro de bits BER (Bit Error Rate) e relação de potência de sinal e potência de ruído SNR (Signal to Noise Ratio) entre o sistema OFDM e o COFDM (Coded-OFDM) de modulação codificada em treliça TCM (Trellis Coded Modulation), proposto para a correção de ruídos impulsivos medidos em redes domésticas. Por fim, é avaliado o desempenho de um simples equalizador de um tap aplicado no sistema multiportadora para resolução de problemas de atenuação e multipercurso dos canais PLC usados. As simulações realizadas ilustraram ganhos na SNR de até 8 dB para os sistemas OFDM que conjugaram a codificação TCM e equalização de um atraso.
The Internet popularization demands for inexpensive installation and provision of the access technologies and services. Power Line Communication (PLC) technology is a promising alternative since it uses the existing infrastructure of the distribution power network as a high-speed data channel. In order to implement advanced communication systems over hostile PLC channels, complete knowledge of its transfer function and its intrinsic noises are required. This thesis analyzes multicarrier Orthogonal Frequency Division Multiplexing (OFDM) communication systems for Internet access and home networking over both outdoor and indoor power line channel models. A trellis coded modulation OFDM (COFDM) system is proposed an its performance is compared with the classic OFDM system in terms of Bit Error Rate (BER) versus Signal-to-Noise Rate (SNR). A particular indoor power distribution system was built in order to obtain the transfer function and noise used in the simulations. Simulation results had shown coding gains up to 8 dB at 10−6 BER in COFDM with one tap equalizer.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4039
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_2351_Dissertacao de Mestrado Jair Adriano Lima Silva.pdf1.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.