Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4065
Título: Aplicação de sistemas baseados em regras fuzzy para o roteamento em redes ópticas
Autor(es): Paiva, Marcia Helena Moreira
Orientador: Segatto, Marcelo Eduardo Vieira
Coorientador: Oliveira, Elias Silva de
Data do documento: 20-Ago-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Em uma rede óptica transparente sem equipamentos para conversão de comprimentos de onda, o atendimento de uma requisição de conexão entre dois nós exige a determinação de uma entre as possíveis rotas que os interligam e a atribuição de um comprimento de onda específico, em que a informação será transmitida do nó origem ao nó destino. O processo de determinação de uma rota é importante, pois a escolha da rota influencia a eficiência na utilização de recursos e, consequentemente, o desempenho da rede. Nesse processo, geralmente é levado em consideração apenas um critério, quase sempre o número de enlaces das rotas. O uso de critérios adicionais, desde que adequadamente combinados, pode levar a uma melhoria no desempenho da rede. Para combinar critérios no processo de decisão de uma rota, é implementado neste trabalho um sistema baseado em regras fuzzy. Os resultados apresentados foram obtidos com um sistema fuzzy, que leva em consideração, além do número de enlaces das rotas, a quantidade de comprimentos de onda contínuos disponíveis em cada rota no momento em que ocorre uma requisição de conexão. É feita uma análise de desempenho de duas redes com topologias distintas: uma rede em malha regular com 16 nós e 32 enlaces e uma rede em malha irregular com 14 nós e 20 enlaces. Os parâmetros adotados nesta análise são a probabilidade de bloqueio de requisições de conexão e a utilização de recursos da rede.
In an optical network without wavelength conversion, a connection between two nodes depends on the determination of the possible routes and the available wavelengths. The route selection is an important issue since it has a great influence in the use of resources, and consequently the network performance. Generally only the number of hops has been used as a criterion to choose a route. However, the use of additional criteria, provided they are properly combined, can lead to an improvement of the network performance. In this work we have investigated the use of fuzzy logic in the routing process of optical networks. A discrete-event simulator was used to analyse the performance of optical networks using a rule-based fuzzy system combining the number of hops and the number of available wavelength during a connection request. We have analysed two different network topologies: a mesh torus regular network with 16 nodes and 32 bidirectional links and a mesh irregular network with 14 nodes and 20 bidirectional links. Blocking probability and network resource utilization were used as metrics to our analyses.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4065
Aparece nas coleções:PPGEE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_2737_DissertacaoMestradoMarciaHelenaMoreiraPaiva.pdf505.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.