Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/4104
Título: | Projetos de Aprendizagem Mediados por Ambientes Virtuais no Ensino de Engenharia Elétrica |
Autor(es): | Cardoso, Edson Pereira |
Orientador: | Menezes, Crediné Silva de |
Coorientador: | Figueroa, Hugo Enrique Hernandez Segatto, Marcelo Eduardo Vieira |
Data do documento: | 28-Set-2007 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | As experiências relacionadas à metodologia de projetos de aprendizagem têm sua
origem nas formulações de John Dewey no início do século XX. A concepção de
projeto de aprendizagem defendida nesta pesquisa alia às formulações de Dewey as
propostas da professora Lea Fagundes. Esta metodologia tem o aluno como responsável
pela sua aprendizagem e reflete os conceitos construtivistas de Piaget. A integração e a
construção de conhecimento via projetos é facilitada com o uso dos ambientes virtuais
para apoio à aprendizagem que são softwares que permitem interações síncronas ou
assíncronas além de possibilitar o registro de todo o caminho percorrido pelo estudante
e de todas as atividades de uma disciplina. A partir de dados coletados, no período de
2003 a 2007, em atividades escolares de disciplinas do terceiro período letivo do curso
de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Espírito Santo pretende-se analisar
(a) em que medida os ambientes virtuais de aprendizagem e a apropriação das
tecnologias de informação e comunicação acrescentam na formação do estudante de
engenharia, em relação às práticas pedagógicas presenciais e (b) em que medida os
projetos de aprendizagem contribuem para o enfrentamento dos problemas que temos,
hoje, no ensino de engenharia elétrica The experiences related to the methodology of learning projects have its origin in the formularizations of John Dewey in the beginning of century XX. The conception of project of learning defended in this research unites with the formularizations of Dewey the proposals of the teacher Lea Fagundes. This methodology has the pupil as responsible for its learning and reflects the concepts constructivism of Piaget. The integration and the construction of knowledge saw projects are facilitated with the use of the virtual environments for support to the learning that are software that they allow synchronous interactions or asynchronous besides making possible the register of all the way covered for the student and all the activities of one disciplines. From collected data, in the period of 2003 the 2007, in pertaining to school activities of you discipline of the third period of learning period of the course of Electric Engineering of the Federal University of the Espirito Santo is intended to analyze (a) where measured virtual environments of learning and the appropriation of the information technologies and communication they add in the formation of the engineering student, in actual relation to practical pedagogical the and (b) where measured the learning projects they contribute for the confrontation of the problems that we have, today, in the education of electric engineering. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/4104 |
Aparece nas coleções: | PPGEE - Teses de doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese_2287_TeseDoutoradoEdsonPereiraCardoso.pdf | 2.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.