Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4129
Título: Comparação de Desempenho Entre As Formulações Singular e Hiper-singular do Método dos Elementos de Contorno
Autor(es): LOVATTE, E. R.
Orientador: LOEFFLER NETO, C. F.
Data do documento: 29-Mai-2009
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LOVATTE, E. R., Comparação de Desempenho Entre As Formulações Singular e Hiper-singular do Método dos Elementos de Contorno
Resumo: Neste trabalho apresentam-se as Formulações Singular e Hipersingular do Método de Elementos de Contorno e comparam-se seus resultados em problemas de campo escalar estacionários bidimensionais, governados pela Equação de Laplace. Nas formulações convencionais do Método dos Elementos de Contorno, uma atenção especial deve ser dada às integrações singulares que aparecem nos núcleos das integrais de contorno, típicas do método. Esta atenção se redobra no caso de Formulações Hipersingulares. Com o tratamento adequado destas integrais é possível demonstrar-se que são convergentes no sentido do Valor Principal de Cauchy e podem ter seu tratamento simplificado diante de alguns procedimentos ligados à discretização e ao posicionamento dos nós funcionais típicos do Método dos Elementos de Contorno. Embora as características de ambas as formulações já tenham sido apresentadas na literatura especializada, muitas particularidades interessantes da formulação hipersingular não são bem conhecidas e devem ser mais bem avaliadas, especialmente com base em resultados comparativos com a formulação singular clássica. O objetivo deste trabalho é apresentar estas formulações integrais para a Equação de Laplace e seu devido tratamento numérico na forma mais simplificada, considerando as propriedades dos núcleos e da ordem dos elementos de contorno empregados na discretização do contorno. Comparando-se os resultados numéricos dos erros percentuais cometidos no cálculo do potencial e sua derivada em exemplos de solução analítica conhecida, discute-se o desempenho de cada formulação, finalizando-se esta análise com a comparação com um exemplo referente a outro método numérico.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4129
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3243_DISSERTAÇÃOENILENE20131024-113331.pdf1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.