Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4134
Título: Análise Experimental e Avaliação das Incertezas em Medição de Líquidos Com Referência Tipo Ball-prover
Autor(es): LAVEZZO, L. F. Q.
Orientador: Ramos, R.
Coorientador: Mattos, M. C.
Palavras-chave: Medidores de fluxo
calibração
incerteza
provador em linha
Data do documento: 9-Abr-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LAVEZZO, L. F. Q., Análise Experimental e Avaliação das Incertezas em Medição de Líquidos Com Referência Tipo Ball-prover
Resumo: Este estudo se dedica à medição referencial de vazão de líquidos com o propósito de se lidar com as características específicas do funcionamento de um medidor, que tem suma importância nos interesses envolvendo transações comerciais na indústria de petróleo. O processo de medição de vazão envolve diversas variáveis que contribuem para a incerteza do real valor que se propõe medir. Estas variáveis vão desde características construtivas do medidor, propriedades do fluido a ser medido, das condições ambientais e perícia do operador. A proposta deste estudo é apresentar um projeto de protótipo laboratorial de medidor de referência tipo ball prover, avaliar experimentalmente seu desempenho e buscar se alinhar com os requisitos estabelecidos pelas normas. As incertezas inerentes à medição e sua contribuição em diferentes trechos será avaliada através de comparações com um medidor do tipo turbina, calibrado pelo fabricante. Palavras-chave: Medidores de fluxo, calibração, incerteza, provador em linha.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4134
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3824_LAVEZZO, Luis. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO.2010.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.