Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4159
Título: "Analise de Falha e Gerenciamento de Riscos Associados aos Dutos de Gás Natural à Alta Pressão"
Autor(es): ALMEIDA, J. P.
Orientador: SCANDIAN, C.
Coorientador: Sisquini, G R
Data do documento: 15-Dez-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALMEIDA, J. P., "Analise de Falha e Gerenciamento de Riscos Associados aos Dutos de Gás Natural à Alta Pressão"
Resumo: A falha de uma tubulação gás natural pode trazer diversos prejuízos para a população e propriedades próximas ao local da mesma. A área de risco associada ao dano vai depender do modo de falha da tubulação, tempo de ignição, condições ambientais no ponto de falha e condições meteorológicas. Algumas falhas são independentes do tempo tais como: interferências de terceiros, terremotos, sobre-pressão, etc. Outras falhas são dependentes do tempo, como corrosão e falha por fadiga. O Gerenciamento de transporte de gás por meio de dutos mostra que a taxa de falhas varia significantemente com os fatores do projeto, condições de construção, técnicas de manutenção e situações ambientais. A avaliação quantitativa dos riscos tornou-se importante por controlar o nível de perigo efetivo do gasoduto. Este trabalho propõe uma abordagem das falhas mecânicas em tubulações, bem como sua análise quando se tratar de fadiga e corrosão. São apresentados resultados para o raio de referência para a área onde o risco de morte é iminente, um método simples de avaliação quantitativa do mesmo demonstra através dos dados de engenharia como pressão operacional, geometria da tubulação, diâmetro do furo por onde o gás escapa e densidade populacional dos Sistemas de Informação Geográfica, os resultados para o raio de risco, o comprimento fatal e comprimento fatal acumulado que servem de parâmetros fundamentais para as decisões no que diz respeito ao gerenciamento dos fatores associados à catástrofe. v A metodologia apresentada acaba sendo uma boa escolha para ser aplicada no gerenciamento de riscos inerentes ao transporte de gás por meio de dutos. Palavras-chaves: falha por fadiga e corrosão, área de risco, Comprimento fatal, gás natural, gasoduto, gerenciamento de riscos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4159
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5258_JERFSON PEREIRA DE ALMEIDA.pdf2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.