Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4165
Título: "Existência e Estabilidade de Movimentos Periódicos em Sistemas Com Vibro-impacto Com Dois Graus de Liberdade"
Autor(es): ZERWES, M. L.
Orientador: Mattos, M. C.
Data do documento: 27-Mar-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ZERWES, M. L., "Existência e Estabilidade de Movimentos Periódicos em Sistemas Com Vibro-impacto Com Dois Graus de Liberdade"
Resumo: Este trabalho apresenta a modelagem matemática de um sistema com vibro-impacto com dois graus de liberdade, com excitação harmônica. Sistemas de vibro-impacto têm sido estudados por vários pesquisadores nas últimas décadas, contudo, padrões específicos de movimento e estabilidade são temas ainda deficientes de maiores análises. Este trabalho mostra que vários padrões de movimentos periódicos podem ocorrer em sistemas com vibro-impacto e o seu entendimento começa pelo estudo das condições de existência e estabilidade. Neste estudo, condições de periodicidade são aplicadas sobre o estado nos instantes de impactos a fim de obter um mapa do próximo impacto, abalizado no estado da colisão anterior. Este mapa, nãolinear, é aplicado para obter as condições de existência do movimento periódico com padrão específico de topologia 1-2 simétrico. Aplicando as condições de existência, a estabilidade do movimento pode ser obtida por meio da análise dos autovalores do mapa, tendo em conta estas restrições. Palavras-chave: oscilações não-lineares, vibro-impacto, vibração aleatória, movimentos mecânicos, estabilidade.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4165
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5510_Marcio Zerwes.pdf830.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.