Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4167
Título: Análise da Dinâmica Acoplada de uma Máquina Elétrica Rotativa e Sua Estrutura de Suporte.
Autor(es): Rocha Junior, Edmilson Bermudes
Orientador: Mattos, Márcio Coelho de
Palavras-chave: Motor elétrico de corrente contínua
Equações de Lagrange
Método de Runge-Kutta
Sistema não-ideal
Data do documento: 22-Dez-2004
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar a dinâmica de um sistema formado por um motor elétrico de corrente contínua desbalanceada, sustentando por uma estrutura elástica. A importância do estudo de problemas envolvendo o acoplamento da dinâmica de diversos sistemas tem aumentado recentemente pelas características construtivas das máquinas e estruturas. Crê-se que a tendência é a de que as máquinas rotativas sejam mais flexíveis e devem operar em rotações mais altas. Assim, fenômenos que não eram observados em gerações de máquinas anteriores se fazem presentes e sua explicação exige a adoção de modelos mais completos. Pelo lado operacional, exige-se mais dos sistemas de controle. O conjunto de equações que governam o sistema em estudo motor+estrutura é composto pelas equações mecânicas obtidas a partir das equações de Lagrange e pela equação do motor obtida através da lei de tensão de Kirchhoff. Aplica-se o método de Runge-Kutta de quinta ordem, com passo variável, para a simulação do sistema. Por fim, é feita a análise de rendimento do motor elétrico de excitação independente e série, considerando a influência da estrutura sobre a sua rotação. Palavras-chave: Efeito Sommerfeld, Lagrange, Kirchhoff, rendimento, Sistema não ideal.
It’s performed in this work the dynamics of the analyzes of a system made of a directcurrent electrical unbalanced engine, supported by an elastic structure. This kind ofsystem is seen as an non-ideal system, that is, an interaction between the engineand the electrical system. The importance of the study of problems involving thedocking of dynamics of various systems has increased through the constructivecharacteristics of the machines and its structures. It is believed that the constructivemachines tend to be more flexible and may work in higher rotations as well. Then,some phenomena that were not noticed in other generation machines can beobserved now and the use of a more complete models are necessary to explain it.On the operational side a bigger demand of the control system is made even morenecessary. The set of equations that lead the system studied in this work engine-structure is composed by the mechanical equations resulted from the Lagrangeequations and the ones from the Kirchhoff law tension. Moreover, the Runge-Kuttafivth order is used , with a variable pitch aiming at the simulation system. Finally, theanalyzes of the electrical motor arousal independence and series performance isrealized, taking into account the influence of the structure over the rotation.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4167
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_568_Edmilson Bermudes Rocha Junior.pdf512.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.