Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4174
Título: Estudo do Desgaste por Erosão de Ligas Metálicas Utilizadas em Sistemas Mecânicos de Plantas Siderúrgicas
Autor(es): EWALD, H.
Orientador: SCANDIAN, C.
Data do documento: 16-Dez-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: EWALD, H., Estudo do Desgaste por Erosão de Ligas Metálicas Utilizadas em Sistemas Mecânicos de Plantas Siderúrgicas
Resumo: A erosão por partículas sólidas é um sério e continuado problema em diversas aplicações industriais. Diversos sistemas mecânicos são expostos continuamente a ambientes onde há partículas duras dotadas de velocidade significativa que acabam por impactar e degradar os materiais ali empregados. Este trabalho visa estudar três materiais candidatos a serem utilizados em coifas de convertedores. O estudo baseou-se, inicialmente, nas condições apresentadas pela norma ASTM G 76 02 que rege a utilização de erosímetros a jato de ar equipamento utilizado. Essas condições são: velocidades de 30 e 70 m/s e ângulo de impacto de 90º. Para aproximar este estudo das condições reais de coifas de convertedores, também se realizaram ensaios com ângulo de impacto de 30º. Os materiais utilizados foram o aço A36, o aço 15Mo3 e o Inconel 625. Os resultados dos testes confirmaram diversos conceitos e comportamentos já descritos nas literaturas sobre erosão e, ainda, apresentaram uma interessante variação no desempenho em desgaste do aço 15Mo3 com a variação da velocidade de impacto. Este comportamento foi atribuído aos diferentes módulos de tenacidade dos materiais.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4174
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6002_Dissertação finalizada.pdf3.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.