Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4181
Título: Estudo da Tensão Residual Através de Difração de Raios x em Aço Inoxidável Duplex Submetido a Diferentes Tratamentos Térmicos.
Autor(es): SANTOS, C. Z.
Orientador: ORLANDO, M. T. D.
Data do documento: 7-Dez-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, C. Z., Estudo da Tensão Residual Através de Difração de Raios x em Aço Inoxidável Duplex Submetido a Diferentes Tratamentos Térmicos.
Resumo: A evolução das tensões residuais em um aço inoxidável duplex submetido a diferentes tratamentos térmicos foi investigada por difração de raios X. Neste trabalho, amostras de aço inoxidável duplex UNS S32304 foram analisadas. Os aços inoxidáveis duplex (AIDs) são definidos como uma família de aços contendo uma microestrutura de duas fases com frações volumétricas aproximadamente iguais de ferrita e austenita. Tais fases duais dão aos AIDs os méritos do aço inoxidável austenítico e do aço inoxidável ferrítico. Portanto, os AIDs possuem boa resistência à corrosão e excelentes propriedades mecânicas, o que justifica sua utilização em diversas áreas e aplicações. Afim de caracterizar detalhadamente as amostras, técnicas de difração de raios X e de susceptibilidade magnética ac foram utilizadas. Para determinar a tensão residual existente em cada fase, aplicou-se o método de difração de raios X, que utiliza a conhecida lei de Bragg. Neste método, o espaçamento entre os planos da rede cristalográfica é utilizado como parâmetro de medida de deformação. Dentre os métodos de difração de raios X, empregou-se a técnica do sin2ψ. Este método baseia-se na medição das posições dos picos de uma dada reflexão hkl para várias direções do vetor de espalhamento. Ao medir e calcular essas tensões, observou-se que devido às diferenças no coeficiente de expansão térmica entre as duas fases e aos tratamentos térmicos, tensões residuais compressivas foram obtidas tanto para a fase ferrítica quanto para a fase austenítica.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4181
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6131_Dissertação_Camila_Zangerolame_Santos_2012_11_26.pdf2.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.