Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4195
Título: Determinação de Algumas Propriedades Térmicas de Cerâmicas Avançadas Dopadas Com o Íon Terra Rara Ce4+
Autor(es): BETINI, E. G.
Orientador: ORLANDO, M. T. D.
Coorientador: BELICH JUNIOR, H.
Palavras-chave: cerâmica
perovskitas duplas
método Flash Laser
propriedad
Data do documento: 27-Jun-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BETINI, E. G., Determinação de Algumas Propriedades Térmicas de Cerâmicas Avançadas Dopadas Com o Íon Terra Rara Ce4+
Resumo: Estudamos algumas propriedades térmicas de cerâmicas com estrutura de dupla perovskita do tipo A_2 BB'O_6, relacionando essa propriedades com suas características microestruturais. Os resultados obtidos definem parâmetros importantes sobre a durabilidade em altas temperaturas, resistência à fluência e maior compreensão do transporte de calor em meios porosos. As amostras, &#12310;Ca&#12311;_2 MnReO_6 e &#12310;Ca&#12311;_1,8 &#12310;Ce&#12311;_0,2 MnReO_6, preparadas através da técnica de reação no estado sólido, foram estudadas aqui. Descrevem-se os utilizados pelo grupo de pesquisa para sintetizar a estrutura cristalina, que foram comprovadas pelas análises de padrões de raios X. Imagens de MEV possibilitaram avaliar o tamanho médio de junções entre grãos < d >. Para avaliar esse tamanho médio das partículas realizou-se um levantamento estatístico do tamanho das junções entre grão. Tomando os histogramas produzidos, ajustou-se uma curva estatística de uma densidade de distribuição gama. Informações sobre as concentrações atômicas nas regiões de interior e contorno do grão foram obtidas através das análises dos espectros de EDS - Energy Dispersive Spectrometry. Observamos que a amostra não dopada apresentou maior tamanho médio de junções e uma maior concentração do átomos de rênio no contorno de grão diferentemente da amostra dopada na qual não foram observadas grandes mudanças de concentrações nas regiões estudadas. Usamos o método Flash Laser para realizar um estudo da difusividade térmica. Esse método tem como vantagem a determinação simultânea de importantes parâmetros termodinâmicos em um intervalo de tempo muito curto. Um baixo valor de difusividade térmica foi observado para amostra não dopada, ao contrário da amostra dopada com cério que apresentou valores 5 vezes maior. Essa diferença foi associada a alta porosidade observada na amostra &#12310;Ca&#12311;_2 MnReO_6. Palavras chave: cerâmica, perovskitas duplas, método Flash Laser, propriedades térmicas, terras raras, cério.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4195
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6560_Evandro Giuseppe Betini.pdf9.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.