Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4197
Título: "Estudo da Influência do Tratamento Térmico de Envelhecimento a 475°c nas Propriedades Mecânicas do Aço Inoxidável Superduplex UNS S32750"
Autor(es): VALENTIM, B. L.
Orientador: TAVARES, S. S. M.
Coorientador: MACEDO, M. C. S.
Data do documento: 13-Jun-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VALENTIM, B. L., "Estudo da Influência do Tratamento Térmico de Envelhecimento a 475°c nas Propriedades Mecânicas do Aço Inoxidável Superduplex UNS S32750"
Resumo: Os Aços Inoxidáveis Super Duplex (AISD) são compostos por uma proporção aproximada de fases de 50% ferrita e 50% austenita. Essa proporção lhes confere boas propriedades mecânicas e de resistência à corrosão, o que justifica o intenso uso que esses materiais têm tido nas indústrias de óleo e gás, de papel e celulose, nuclear, dentre outras. Devido à temperatura de alguns processos nos quais esses materiais são empregados, ocorre a fragilização destes pela formação da fase alfa linha (α). Esse fenômeno ocorre entre as temperaturas de 300 a 550°C e é intensificado a 475°C, recebendo, por isso, o nome de fragilização a 475°C. Nesse trabalho foi caracterizado o comportamento mecânico do aço UNS S32750 (SAF 2507) nas condições: como recebido, soldado e envelhecido por 4, 8 e 12 horas. Pôde-se observar a influência de aumento da resistência mecânica e dureza do material em detrimento de sua ductilidade. Palavras chave: Aço inoxidável duplex, fragilização a 475°C, fase alfa linha.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4197
Aparece nas coleções:PPGEM - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6562_BRUNO VALENTIM.pdf6.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.