Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4244
Título: Método de Estabilização Submalha Difusão Dinâmica Aplicado na Simulação de Escoamentos Miscíveis em Meios Porosos.
Autor(es): WERNER, S. L.
Orientador: Santos, I. P.
Coorientador: CATABRIGA, L.
Palavras-chave: Difusão Dinâmica
Elementos Finitos
Escoamentos miscíveis
Data do documento: 4-Fev-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: WERNER, S. L., Método de Estabilização Submalha Difusão Dinâmica Aplicado na Simulação de Escoamentos Miscíveis em Meios Porosos.
Resumo: Este trabalho apresenta uma implementação do método dos elementos finitos para resolver um sistema acoplado não linear de equações diferenciais parciais, composto de um sub-sistema elíptico para a pressão-velocidade e uma equação de transporte advectivo-difusivo para a concentração, que modela o problema de escoamento miscível em reservatórios de petróleo. A pressão é determinada pelo método de Galerkin clássico e para o campo de velocidades é considerado uma técnica de pós-processamento. Na equação de concentração é utilizado o método de estabilização submalha Difusão Dinâmica. Este método, baseado no formalismo multiescala, consiste em adicionar à formulação clássica de Galerkin enriquecida com funções bolha um operador dissipativo não linear e não parametrizado agindo isotropicamente em todas as escalas da discretização. O modelo numérico é combinado a um algoritmo preditor/multicorretor de integração no tempo. Para validar a metodologia adotada são analisados um problema de injeção de traçadores e um problema de injeção contínua bidimensionais, sendo realizadas comparações com a formulação estabilizada SUPG/CAU.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4244
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4178_.pdf3.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.