Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4250
Título: Uma abordagem usando evolução diferencial para solucionar problemas de programação em dois níveis não lineares
Autor(es): SEGUNDO, G. A. S.
Orientador: KROHLING, R. A.
Palavras-chave: Evolução Diferencial
Problemas de Programação em Dois Nívei
Data do documento: 31-Ago-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SEGUNDO, G. A. S., Uma abordagem usando evolução diferencial para solucionar problemas de programação em dois níveis não lineares
Resumo: Problemas de otimização em dois níveis ocorrem em várias áreas, por exemplo: teoria dos jogos, controle, economia, desenho de peças e muitos outros. Essa classe de problemas é considerada difícil de resolver, principalmente a subclasse de problemas não lineares. Muitas abordagens para resolver problemas em dois níveis lineares, iferenciáveis ou convexos já foram propostas e funcionam com relativa eficiência e eficácia. Entretanto, existem poucos métodos para resolver problemas em dois níveis não lineares, não diferenciáveis e não convexos. Muitos desses métodos resolvem apenas uma subclasse do problema, como problemas com restrições lineares ou então apenas com a função do líder sendo não linear. Neste trabalho é proposta uma nova abordagem usando Evolução Diferencial para solucionar problemas em dois níveis não lineares em geral. Como proposta adicional, é desenvolvido um método para tratamento de restrições, presente em problemas de programação de dois níveis. Resultados promissores foram obtidos, mostrando a eficácia da abordagem.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4250
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_5023_.pdf4.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.