Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4271
Título: Uma proposta de correção semiautomática de questões discursivas e de visualização de atividades para apoio à atuação do docente
Autor(es): Pissinati, Eduardo Marim
Orientador: Oliveira, Elias Silva de
Coorientador: Oliveira, Márcia Gonçalves de
Data do documento: 25-Set-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A atividade de correção de textos discursivos exige dos professores muito esforço e dedicação. Isso se intensifica quanto maior for o número de alunos, até chegar ao ponto em que o professor deixa de aplicar essas atividades por não conseguir avaliá-las, submetendo seus alunos somente a questões objetivas. Além disso, a identificação de alunos que precisam de mais atenção fica comprometida em turmas muito numerosas. Aumentando o número de professores por turma, esses problemas poderiam ser resolvidos, porém a contratação de mais professores representa mais custos para uma instituição. Nesse contexto o uso do computador pode auxiliar nessas atividades sem incluir novos docentes. No entanto essa estratégia deve ser muito bem pensada para não sobrecarregar ainda mais o professor com ferramentas inadequadas. O presente trabalho apresenta uma ferramenta de correção Semiautomática de textos discursivos e uma ferramenta de Visualização que permitirá ao professor acompanhar individualmente os desempenhos de seus alunos mesmo em turmas numerosas. A ferramenta de correção Semiautomática de textos usa técnicas de recuperação inteligente da informação como o agrupamento de textos semelhantes para correção de respostas discursivas. De outro lado, a ferramenta de Visualização usa técnicas de Visualização de Informação para apresentar os resultados ao docente. Ambas foram integradas ao ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle de forma que não se alterasse a rotina normal de trabalho daqueles que utilizam esse ambiente.
The task of correcting discursive texts requires much effort and dedication from teachers. The larger the number of students, the bigger the work is, until it reaches a point where the teacher fails to apply these activities since he cannot evaluate them, subjecting his students only to objective questions. Furthermore, the identification of students who need more attention is impaired in very large groups. Increasing the number of teachers per class could solve these problems, but more teachers represent more costs to the institution. In this context, the use of the computer can assist in these activities without including new teachers. However this strategy must be well thought not to overload the teacher with inadequate tools. This paper presents a tool for semi-automatic correction of discursive texts and a visualization tool that will allow the teacher to monitor individual performances of their students even in large classes. The semi-automatic correction tool uses intelligent recovering techniques of the information as clustering to correct discursive answers. Besides that, the visualization tool uses information visualization techniques to present the results to the teacher. Both were integrated with Moodle Virtual Learning Environment in order not to change the normal routine of work of those who use it.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4271
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_8151_Dissertação Eduardo Marim Pissinati - versao final.pdf929.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.