Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4292
Título: Uma abordagem baseada em padrões para construção de modelos conceituais em OntoUML
Autor(es): Santos, Victor Amorim dos
Orientador: Guizzardi, Giancarlo
Data do documento: 27-Out-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Recentemente tem crescido o interesse pelo uso de linguagens conceituais bem fundamentadas como suporte a fase de analise de domínio na Engenharia de Software. Nesse contexto, o presente trabalho surge como mais uma iniciativa de se utilizar as metapropriedades da linguagem OntoUML, derivada da ontologia de fundamentação UFO (Unified Foundational Ontology), as quais governam a forma como o processo de modelagem funciona, para propor uma abordagem baseada em padrões para construção de modelos conceituais bem fundamentados utilizando os padrões da linguagem OntoUML. Neste trabalho apresentamos um Catálogo de Padrões para linguagem OntoUML visando prover aos usuários mais avançadas da linguagem uma ferramenta de aumento de produtividade e de melhoria na acurácia dos modelos. Além disso, uma vez que o uso de linguagens ontológicas tendem a aumentar a complexidade do processo de modelagem, propomos também uma serie de procedimentos para auxiliar na construção dos modelos OntoUML. Por fim, unirmos estas duas estratégias para criar uma abordagem orientada a eventos de modelagem que provê ao usuário uma lista de padrões a serem usados para cada adição de uma nova classe ao modelo.
In recent years, there has been a growing interest for well-founded conceptual modeling languages in support to domain analysis in Software Engineering. In this context, this work is a contribution to ontology-driven conceptual modeling, in general, and to the OntoUML language, in particular. The work contributes to this approach by proposing a catalog of Ontology Design Patterns for OntoUML, and a set of procedures for supporting the pattern-based construction of OntoUML models using the foundational patterns in this catalog. Finally, the work implements in a computational tool the complete mechanism that allows building OntoUML models by applying these design patterns following the proposed procedures.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4292
Aparece nas coleções:PPGI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_9236_texto-final em PDF.pdf2.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.