Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4393
Título: A dualidade formal e informal na busca pelo direito à cidade : os processos de construção do espaço urbano a partir da moradia na cidade de Vitória
Autor(es): Landim, Indira Maria Reis Paes
Orientador: Alvarez, Cristina Engel de
Data do documento: 18-Jun-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: LANDIM, Indira Maria Reis Paes. A dualidade formal e informal na busca pelo direito à cidade: os processos de construção do espaço urbano a partir da moradia na cidade de Vitória. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes.
Resumo: A pesquisa se concentra nas relações entre a construção ou reconstrução do espaço urbano e a organização da sociedade, evidenciando-se o processo de segregação socioespacial a partir da habitação como uma das faces do desenvolvimento das cidades. Objetiva-se, portanto, caracterizar o processo de produção do espaço urbano a partir da produção habitacional, identificando, com isso, seus principais atores e mecanismos de ação. Para a realização de tal estudo é inicialmente feita uma revisão história sobre a formação urbana capixaba, em comparação ao contexto nacional e mundial, mediante a qual são elaborados mapas sobre a cidade de Vitória. Depois de avançado neste quesito, são identificadas, dentro da cidade, áreas em que as transformações urbanas sejam mais perceptíveis. Observa-se, portanto, que o recorte da cidade de Vitória se desdobra em recortes secundários. Esses recortes menores não visam o aprofundamento de um caso especifico, mas ilustram de forma mais precisa as questões abordadas em momento anterior do trabalho. O método adotado corresponde basicamente a espacialização, e sobreposição, de informações socioeconômicas, imobiliárias e de regulação do espaço público. Uma vez espacializadas estas informações são realizadas as análises da organização espacial da sociedade e sua relação com a dinâmica imobiliária, a regulação do território e a política habitacional, tendo como unidade os bairros. Tal estudo conclui que, no caso brasileiro em geral, e no caso capixaba, em particular, a habitação ocupará um papel destacado nesta composição de elementos que se apropria do espaço urbano e reproduz nele relações de produção capitalista. A seleção de áreas para a moradia dos diferentes grupos sociais manifesta, de forma mais clara, as relações de exclusão e exclusividade na cidade. Ao se debruçarem em programas de financiamento, as políticas habitacionais (e de desenvolvimento urbano) partem do pré-estabelecimento da habitação como mercadoria de alto valor relativo, admitindo tal condição como certa, definida. Ocorre, portanto, um esvaziamento de ações (e do próprio pensamento teórico) voltadas para a captura de parte do valor empregado na valorização habitacional, não somente no que concerne a questão fundiária, mas da sua somatória ao conjunto urbano, isto é, a localização na cidade.
It focuses on relations between the construction or reconstruction of urban space and in organization of society, demonstrating the process of spatial segregation from the house as one side of the development of cities. It characterize the production process of urban space from housing production, identifying, with it, its main actors and mechanisms of action. It rescues of capixaba urban history, compared to national and global context, in which maps of Vitória are drawn. It concludes that the housing will occupy a leading placement in the role of elements wich reproduces capitalist relations of production. The selection of areas for housing of different social groups manifest more clearly the relations of exclusion and exclusivity in the city. To dedicate themselves in financial programs, housing policies and urban development are based on the pre-establishment of housing as a commodity of high relative value, assuming that condition as a certain, defined. The actions and the theoretical thinking becames emptying over the possibility of capturing part of the value in valuing employee housing, not only regarding the land issue, but his summation of the whole city, ie the location in the city.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4393
Aparece nas coleções:PPGAU - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_3956_Indira.PDF9.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.