Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4416
Título: DESAFIOS DA EXPANSÃO URBANA EM ÁREAS AMBIENTALMENTE FRÁGEIS - O ENTORNO DA RODOVIA DARLY SANTOS - VILA VELHA - E.S.
Autor(es): GARCIA, D. G.
Orientador: MENDONCA, E. M. S.
Data do documento: 12-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GARCIA, D. G., DESAFIOS DA EXPANSÃO URBANA EM ÁREAS AMBIENTALMENTE FRÁGEIS - O ENTORNO DA RODOVIA DARLY SANTOS - VILA VELHA - E.S.
Resumo: Este trabalho consiste na análise dos processos de expansão urbana sobre áreas ambientalmente frágeis buscando ponderar a viabilidade da adequação do planejamento urbano para essa condição. A importância dessa abordagem é justificada na alta frequência de ocorrências do conflito relacionado à ocupação urbana em áreas naturais, em especial pelas cidades litorâneas brasileiras. Destaca-se a importância da revisão nas legislações para que haja uma parametrização entre as políticas e práticas urbanas e as características ambientais do território. Para o alcance do objetivo principal propostos neste trabalho, foi realizada a contextualização e análise dos processos de ocupação e expansão urbana do município de Vila Velha de modo a identificar o objeto da dissertação como área de expansão urbana imediata através da identificação dos conflitos existentes entre os planos e métodos de ocupação do espaço diante da fragilidade ambiental encontrada na região. Para tal, a abordagem baseou-se na revisão bibliográfica visando o aprofundamento do conhecimento sobre as relações constituídas entre cidade e natureza e por exames de documentos que permitiram a análise histórica do desenvolvimento urbano do município de Vila Velha, incluindo legislação, fotografias e mapas. Buscou-se identificar a evolução das relações estabelecidas entre cidade e ambiente natural ao longo da história de Vila Velha até os dias atuais e de que maneira as legislações, urbana e ambiental vigentes, podem direcionar o desenvolvimento urbano de forma a garantir ou não a qualidade de vida a seus habitantes e também ao meio ambiente local.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4416
Aparece nas coleções:PPGAU - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6831_Daniele Goldner20140528-85309.pdf11.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.