Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4427
Título: Educação patrimonial e desenvolvimento local : relação sociedade-patrimônio em Santa Leopoldina
Autor(es): Castiglioni, Lorena de Andrade
Orientador: Almeida, Renata Hermanny de
Data do documento: 6-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CASTIGLIONI, Lorena de Andrade. Educação patrimonial e desenvolvimento local: relação sociedade-patrimônio em Santa Leopoldina. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Artes.
Resumo: O estudo propõe a discussão do papel da Educação Patrimonial em processos de conservação de sítios históricos tendo em vista seu potencial como instrumento de geração e/ou fortalecimento de formas de participação social associadas ao sentido de identidade individual e/ou coletiva. Em uma perspectiva ampliada, o projeto pretende apontar sua importância em políticas culturais articuladas a planos de desenvolvimento territoriais e educacionais. Adota-se como campo de estudo empírico a sede municipal de Santa Leopoldina, Espírito Santo, particularmente área protegida por tombamento estadual (1983). A hipótese é estabelecida por se acreditar na dificuldade de criação de laços memoriais fortes por parte da comunidade local atual o que dificultaria a constituição de vínculos de identidade estruturados em conexão afetiva (sentido de pertencimento) inviabilizando, por sua vez, o despertar de interesse de preservação de quadros espaciais de vida. Assim, propõe-se pensar o par de temas Educação e Patrimônio, visando à elaboração de conexões entre memória, consciência, e ação social, em particular aquela vinculada à conservação de suportes materiais da memória coletiva. Para tanto, desenvolve-se roteiro metodológico aplicado em instituição de ensino localizada no perímetro da área de proteção patrimonial da sede municipal. O objetivo é, de um lado, compreender os fundamentos do instrumento em si, a Educação Patrimonial, e, de outro, suscitar o conhecimento e o reconhecimento da própria tradição para e em cada um dos sujeitos envolvidos no ensaio prático. Para isso, o desafio é diminuir a antecipação propiciada no/pelo campo teórico, permitindo, assim, o desvelar do sentido prático em sua potência.
The study proposes the discussion of the Heritage Education role in conservation process of historic sites in view of its potention as an instrument of generation and/or strengthening of social participation forms and associated with the sense of individual and/or collective identity. In a broader perspective, the project is intended to show its importance in cultural policies articulated to territorial and educational plans development. Is adopted as a field of empirical study the municipal seat of Santa Leopoldina, Espírito Santo, particularly the area protected by the state for historic sites (1983). The hypothesis is established by believing in the difficulty of creating strong memorial links by the current local community which would hinder the formation of bonds of identity structured in affective connection (sense of belonging), not leading, in turn, the awakening of interest in preservation of spatial frames of life. Therefore, it is proposed to think the pair of topics Education and Heritage, in order to develop connections between memory, consciousness, and social action, particularly that associated to the conservation of material supports of the collective memory. For this purpose, is developed methodological route applied in educational institution located in the perimeter of the protect heritage area of the municipal seat. The aim is, on one side, to understand the fundamentals of the instrument itself, the Heritage Education, and on the other, raise the knowledge and recognition of the very tradition for and in each one of those involved in the practical essay. For this, the challenge is to reduce the anticipation afforded in/by the theoretical field, thus, allowing the unveiling of the "practical sense" in its power.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4427
Aparece nas coleções:PPGAU - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_7773_LORENA CASTIGLIONI.pdf4.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.