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Título: Representando o patrimônio territorial com tecnologia da geoinformação : experimento em Santa Leopoldina/Espírito Santo
Autor(es): Andrade, Bruno Amaral de
Orientador: Almeida, Renata Hermanny de
Data do documento: 14-Dez-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho realiza investigação de metodologia e técnica de Representação do Patrimônio Territorial, capaz de fomentar reflexões acerca de valores no território por meio da participação cidadã, em que são escolhidas as crianças. A representação é uma das etapas de planejamento, projeto e gestão para um desenvolvimento local autossustentável, segundo a abordagem territorialista italiana, cuja pesquisaintervenção direciona-se à superação de modelos de planejamento tradicional, através de: uma revisão teórica, no que se refere ao alargamento do conceito de patrimônio; uma sugestão instrumental, de softwares de geoprocessamento e de ilustração; e uma inclusão participativa, por meio de técnicas de desenhos e intervenção espacial. O objetivo é a elaboração de mapeamento de Representação de Valores Patrimoniais de Santa Leopoldina/ES, com suporte de tecnologia da geoinformação, como modelo digital síntese no âmbito iconográfico, identificando elementos patrimoniais no centro urbano de Santa Leopoldina, no povoado da Califórnia e no povoado do Tirol; e no âmbito conceitual, refletindo acerca do conceito de patrimônio territorial. Para a realização do mapeamento, adotam-se dois métodos provenientes da abordagem territorialista: 1) técnico, baseado em análises ambientais, territoriais e urbanas, subsidiado por dados georreferenciados; 2) cognitivo-perceptivo, baseado em interações com crianças, por meio de desenhos e entrevistas, para identificar os principais elementos componentes do lugar. Os resultados alcançados, no estado da arte, abarcam discussão de metodologia e técnica de representação de valores em sítios históricos, ao realizar mapeamento da percepção e cognição de crianças, com tecnologia da geoinformação; e reflexão do alargamento conceitual de patrimônio, com a superação de recorte arbitrado pela escala, e com a identificação e hierarquização de valores pelas crianças.
This study conducts research on representation methodology and technique of the Territorial Heritage, able to foster reflections on the territory values, through the citizen participation, where children were chosen. Representation is one of the stages of planning, project and management for a self-sustaining local development, according to the Italian territorialist approach, whose research-intervention directs to the overcoming of the traditional planning models through: a theoretical review, regarding to the enlargement of the heritage concept; an instrumental suggestion, of GIS and illustration software; and a participatory inclusion, by technique of drawings and spatial intervention. The goal is to develop mapping of Heritage Values Representation of Santa Leopoldina/ES with the geoinformation technology support, such as digital synthesis model in the iconographic ambit, identifying heritage elements in the urban center of Santa Leopoldina, and in the towns of California and Tirol; and in the conceptual ambit, reflecting on the concept of territorial heritage. To carry out the mapping, two methods from the territorial approach are adopted: 1) technical, based on environmental, territorial and urban analysis, supported by geo-referenced data; 2) cognitive and perceptive, based on interactions with children, by means of drawings and interviews, to identify the main component elements of the place. The results achieved, in the state of the art, encompasses discussions of methodology and technical representation of heritage values in historical sites, to carry out mapping of perception and cognition of children with the geoinformation technology support; and encompasses reflections on the enlargement of heritage concept, with overcoming cut arbitrated by the scale, and by the identification and prioritization of values revealed by children
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4440
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