Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4447
Título: MUTAÇÕES NA REGIÃO AMINOTERMINAL DO GENE COL1A2 E A MANIFESTAÇÃO DA OSTEOGÊNESE IMPERFEITA 2011
Autor(es): ALMEIDA, M. G.
Orientador: PAULA, F.
Data do documento: 29-Abr-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ALMEIDA, M. G., MUTAÇÕES NA REGIÃO AMINOTERMINAL DO GENE COL1A2 E A MANIFESTAÇÃO DA OSTEOGÊNESE IMPERFEITA 2011
Resumo: A Osteogênese Imperfeita (OI) é uma doença genética associada a alterações na molécula do colágeno tipo I. Caracteriza-se clinicamente por fragilidade e deformidade ósseas. A grande maioria dos casos relatados são alterações autossômicas dominantes nos genes COL1A1 e COL1A2, codificadores da molécula do colágeno tipo I. Entretanto, existem casos isolados e há relatos de herança autossômica recessiva da OI, fazendo da OI um grupo clinicamente e geneticamente heterogêneo. A diversidade clínica e genética apresentada pelos pacientes com OI evidencia a necessidade de estudos moleculares dos genes associados à OI. Essa pesquisa tem como objetivo caracterizar o padrão de mutações da região aminoterminal do gene COL1A2 em pacientes com OI. Foram estudados os exons 1 a 26 em 33 pacientes não aparentados com OI de Vitória-ES por PCR-SSCP e sequenciamento. Foi observada uma alteração no padrão de bandas de DNA, localizada no fragmento do exon 16 do gene COL1A2 na amostra de um paciente do sexo feminino com quadro clínico moderado de OI. O sequenciamento dessa amostra permitiu a identificação da alteração, c.739 G>C, uma substituição nucleotídica (p.Gly247Arg) com descrição clínica distinta de um relato prévio na literatura portador da mesma alteração genética. As diferenças observadas justificam o desenvolvimento de pesquisas nos genes associados à formação e maturação da molécula do colágeno tipo I. Os resultados dessa pesquisa poderão contribuir com o entendimento clínico da doença, e, consequentemente, auxiliar no desenvolvimento de tratamentos mais adequados aos pacientes. Palavras-chave:
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4447
Aparece nas coleções:PPGBIO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4828_Dissertação_Márcio Germello.pdf1.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.