Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4504
Título: Avaliação das gramíneas Brachiaria decumbens e Pennisetum clandestinum como hospedeiras do Papaya Meleira Virus
Autor(es): Benavides, Astrid Viviana Santacruz
Orientador: Ventura, José Aires
Coorientador: Fernandes, Patricia Machado Bueno
Data do documento: 17-Mar-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BENAVIDES, Astrid Viviana Santacruz. Avaliação das gramíneas Brachiaria decumbens e Pennisetum clandestinum como hospedeiras do Papaya Meleira Virus. 2015. 55 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências da Saúde, Vitória, ES.
Resumo: Brasil é um dos principais produtores de mamão, mas sua produção é seriamente afetada por patógenos virais, como o Papaya meleria virus (PMeV) que causa perdas significativas e constitui um fator limitante para a cultura. Algumas plantas podem tornar-se hospedeiras dos vírus, funcionar como reservatórios contínuos dos vírus e contribuir na disseminação da virose. Atualmente não se conhecem relatos sobre o diagnóstico do PMeV em outras espécies que sejam potencialmente hospedeiras do vírus. O objetivo deste estudo foi avaliar duas espécies de gramíneas frequentes nos pomares de mamão como possíveis hospedeiras do PMeV e detectar a presença e distribuição do vírus em diferentes períodos após a inoculação (15, 30, 45, 60 dias). Plantas de Brachiaria decumbens e Pennisetum clandestinum foram indexadas e inoculadas com o complexo viral. Através da PCR convencional foi detectada a presença do PMeV em folhas localizadas na região basal e apical nas duas gramíneas, que se comportaram como suscetíveis ao vírus pela injeção de látex desde os 15 dias após da inoculação. Adicionalmente foi observada a distribuição do vírus em distintas partes da planta sem manifestação de sintomas em nenhum tempo de avaliação. Esta é a primeira confirmação da detecção do PMeV em gramíneas por meio de PCR convencional e os primeiros resultados de hospedeiros alternativos da meleira. Os resultados alcançados são contribuições importantes para o diagnóstico do PMeV em gramíneas e abrem uma melhor compreensão das diferentes interações do vírus, sua biologia para os estudos de epidemiologia e o desenvolvimento de novas estratégias no manejo da doença.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4504
Aparece nas coleções:PPGBIO - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_8718_Dissertação_Astrid Viviana Santacruz Benavides.pdf1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.