Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4600
Título: PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI-PGL-I EM PACIENTES INFECTADOS PELO HIV EM ÁREA ENDÊMICA PARA HANSENÍASE
Autor(es): MADUREIRA, B. P. R.
Orientador: Deps, PD
Data do documento: 26-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MADUREIRA, B. P. R., PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI-PGL-I EM PACIENTES INFECTADOS PELO HIV EM ÁREA ENDÊMICA PARA HANSENÍASE
Resumo: Esse estudo investiga a infecção subclínica de Mycobacterium leprae em pacientes infectados e não infectados pelo HIV, através da dosagem de anticorpos anti-PGL-I, e avalia se existe uma possível correlação dos resultados sorológicos encontrados com o estado de imunossupressão dos pacientes infectados pelo HIV. Foi realizado um estudo transversal analítico em 350 pacientes infectados pelo HIV e em 350 pacientes não infectados pelo HIV para detecção de anticorpos IgM anti-PGL-I em região endêmica para hanseníase. Avaliou-se uma possível correlação do estado de imunossupressão dos pacientes infectados pelo HIV (contagem de linfócitos CD4+, carga viral e uso ou não de terapia antirretroviral) com a soropositividade para PGL-I. Dentre os pacientes infectados pelo HIV, 6% (21/350) apresentaram sorologia positiva para PGL-I e dos indivíduos não infectados pelo HIV, 29,1% (102/350) tinham PGL-I positivo. O grupo controle apresentou cerca de cinco vezes mais indivíduos com anticorpos anti-PGL-I do que o grupo infectado pelo HIV. Não houve diferença estatisticamente significativa na correlação do estado de imunossupressão do paciente com o resultado da sorologia anti-PGL-I. Houve uma menor produção de anticorpos anti-PGL-I em indivíduos infectados pelo HIV, o que pode indicar uma baixa taxa de infecção subclínica por M. leprae, ou uma baixa produtividade específica desses anticorpos, ou ambas as hipóteses. A desregulação de linfócitos B em indivíduos infectados pelo HIV pode ser a causa da baixa produção de anticorpos anti-PGL-I. Não houve correlação do estado de imunossupressão do paciente com o resultado da sorologia anti-PGL-I. Palavras-chave: hanseníase HIV coinfecção - infecção subclínica anti-PGL-I -Mycobacterium leprae.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4600
Aparece nas coleções:PPGDI - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8577_Tese de doutorado - Brunela Pitanga Ramos Madureira.pdf657.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.