Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4628
Título: Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola: aspectos cotidianos e não cotidianos
Autor(es): MENDES, K. A. M. O.
Orientador: CHICON, J. F.
Palavras-chave: Inclusão
Educação Física
Cotidiano e não cotidiano escolar
Data do documento: 20-Ago-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MENDES, K. A. M. O., Os alunos com necessidades educacionais especiais nos diferentes espaços-tempos da escola: aspectos cotidianos e não cotidianos
Resumo: Considerando a escassez de estudos específicos na área de Educação Física escolar e a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na escola regular, esta pesquisa teve como objetivo investigar e analisar o processo de inclusão de alunos com NEEs nos diferentes espaços-tempos da escola, com ênfase na Educação Física. Optou-se por uma pesquisa na perspectiva histórico-cultural, com abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso com inspiração etnográfica. Foram realizadas observações, num total de 112 horas, em uma turma de 6º ano de uma escola de ensino fundamental municipal em Vitória-ES. Os dados empíricos permitiram analisar dois casos distintos: a) o de um garoto com baixa visão, que tinha acesso ao conhecimento (científico, arte, entre outros) por meio da escola e a experiência escolar possibilitava-lhe transpor barreiras; b) o de um garoto com síndrome de Down, que tinha seu tempo apenas ocupado pela escola, e seu sucesso acadêmico era comprometido pela falta de propostas pedagógicas
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4628
Aparece nas coleções:PPGEF - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4085_katiuscia aparecida moreira de oliveira mendes1.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.