Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4637
Título: Síntese, caracterização e estudo do comportamento térmico dos sais de perclorato de lantanídeos (III) com a n-metil-e-caprolactama
Autor(es): Borges, Alex dos Santos
Orientador: Silva, Elias Meira da
Data do documento: 20-Jun-2008
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Neste trabalho foi realizado a síntese, caracterização e estudo do comportamento térmico dos sais de Perclorato de lantanídeos (III) Com a N-Metil-ε-Caprolactama. Os complexos obtidos foram caracterizados e analisados por titulação complexométrica com EDTA, análise elementar de carbono, hidrogênio e nitrogênio, condutividade molar, espectroscopia na região do infravermelho, difração de raios-x e estudos de análise térmica (TG/DTG e DSC). Os compostos são sólidos cristalinos e higroscópicos, solúveis em água, dimetilformamida, metanol, etanol, nitrometano e acetonitrila. Os valores de condutância eletrolítica molar, medidos à temperatura ambiente, indicaram comportamento de eletrólito 1:3 nas soluções de nitrometano e acetonitrila. Nos espectros de absorção na região do infravermelho dos complexos a banda CO se deslocou para freqüências de menores energias, indicando que a coordenação da lactama ocorreu através do grupo carbonila. As bandas atribuídas ao íon perclorato indicaram que o mesmo se encontra coordenado na esfera externa do complexo e que sua simetria tetraédrica é mantida nos compostos preparados. Os difratogramas de raios-x dos complexos obtidos pela técnica do método do pó, indicaram a existência de três séries isomórficas distintas para os complexos. Uma para o lantânio (La), uma outra para o európio (Eu) e uma terceira formada pelos complexos de Pr, Nd, Sm e Gd. Os valores obtidos das curvas da termogravimetria (TG/TDG) e das curvas da calorimetria exploratória diferencial (DSC) permitiram afirmar que todos os compostos são termicamente estáveis até uma temperatura próxima de 145ºC. Foram observados picos nas curvas DSC, com características endotérmicas e exotérmicas, ligadas à fusão e decomposição dos complexos. Palavras chave: Lantanídeos, Percloratos, Lactamas.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4637
Aparece nas coleções:PPGQUI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_2513_Alex dos Santos Borges.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.