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Título: Educação química com enfoque CTSA : da indústria química do Estado do Espírito Santo à sala de aula do ensino fundamental
Autor(es): Rodrigues, Luciana do Nascimento
Orientador: Lacerda Junior, Valdemar
Coorientador: Leite, Sidnei Quezada Meireles
Palavras-chave: projetos
temas sociocientíficos
Química - Estudo e ensino
autonomia
Data do documento: 27-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta pesquisa se justifica na medida em que entende que não é suficiente apenas enfocar o ensino da Química sob o aspecto teórico. Para isso, vale-se da análise dos aspectos pedagógicos de ensino dessa disciplina em um projeto escolar, “Quixaba” (Química na Indústria Capixaba), desenvolvido com alunos da disciplina de Ciência da Natureza do 9º ano do Ensino Fundamental, com enfoqueCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). O projeto trata da articulação de temas sociocientíficos com conteúdos de Química, focando alguns setores da indústria do Espírito Santo como, por exemplo, alimentos, construção civil e siderurgia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, apoiada em observações, anotações, questionamentos, visitas técnicas, análise de artigos e livros da área de Ciências e Ensino de Química, que visa ativar reflexões críticas sobre a Ciência, em especial da Química cotidiana a partir do contexto da problemática das transformações dos materiais e dos processos que possibilitam tais transformações, envolvendo as questões éticas e sociais de diversos produtos na sociedade humana.Os resultados nos levam a concluir que as práticas pedagógicas realizadas durante o projeto “Quixaba” proporcionam alfabetização científica com enfoque CTSA e promoveram nos alunos a autonomia
This research is justified in the belief that just the approach of teaching chemistry in the theoretical aspect, is not enough. Therefore, it is based on analysis of the pedagogical aspects of teaching this subject in one school project, called "Quixaba"(ChemicalIndustryEspírito Santo), developed with 9th grade high school students of the Science of Nature class, with focus on Science, Technology, Society and Environment (CTSA).The project deals with the articulation of socio-scientific issues with teaching Chemistryin schools, centering on some sectors of the industryof Espírito Santo state, for example, food, construction and steel mill. This is a qualitative research, a case study type, based on observation notes, questions, technical visits, analysis of articles and books in the field of Science and Education in Chemistry, aiming to enable critical reflections on science, especially Chemistry in daily life from the context of the problem of transformations of materials and the processes that enable such transformations involving ethical and social issues of several products in human society. The results lead us to conclude that the teaching practices carried out during the "Quixaba" project provide scientific literacy with focus on Science, Technology, Society and Environment (CTSA), once the articulation between formal and non-formal learning spaces help to promote the students‟ autonomy
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4710
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