Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4751
Título: Utilização do Lodo Gerado no Tratamento Por Eletrocoagulação de Chorume Como Fonte de Nutrientes no Crescimento Inicial de Milho (zea Mays L.)
Autor(es): BETIM, F. S.
Orientador: JESUS, H. C.
Palavras-chave: Chorume
Eletrocoagulação
Lodo
Milho
ICP-OES
AAS
Data do documento: 28-Mar-2016
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BETIM, F. S., Utilização do Lodo Gerado no Tratamento Por Eletrocoagulação de Chorume Como Fonte de Nutrientes no Crescimento Inicial de Milho (zea Mays L.)
Resumo: Os resíduos sólidos urbanos (RSU) em grandes lixões são um dos maiores problemas urbanos atuais. Dentre os produtos gerados, há o chorume, um contaminante derivado de processos físicos, químicos e bioquímicos da decomposição do RSU, que, no geral, é composto de matéria orgânica dissolvida, compostos orgânicos xenobióticos, macrocomponentes inorgânicos e metais altamente tóxicos. Dentre os possíveis tratamentos, destaca-se a eletrocoagulação. Após este tratamento, resta-se um lodo, no qual há matéria orgânica e diversos nutrientes, altamente importantes para a agricultura. O presente trabalho avaliou a utilização do lodo gerado nesse tratamento como fonte de nutrientes no crescimento inicial de milho. Dose equivalentes a 0, 5, 10, 20, 30 e 40 t ha-1 foram aplicadas em um latossolo e, após 30 dias, o milho foi semeado, sendo colhido após 30 dias. Utilizando-se as técnicas de ICP-OES e FAAS, foi verificado o aumento da disponibilidade de Na, K, Ca, Mg, Mn, Fe, Cu e Zn, no solo, e redução da fração tóxica do Al no mesmo. Já nas folhas de milho, observou-se aumento nos teores de Na, K, Mn e Fe, e redução do Ca e Mg. Não foram observados aumentos significativos na massa seca e altura das plantas. Também verificou-se bom linearidade, exatidão e LD e LQ adequados em ambas as técnicas de análise.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4751
Aparece nas coleções:PPGQUI - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_9764_Fernando Silva Betim.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.