Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4767
Título: Confrontando Cosmologias Newtoniana e neo-Newtoniana Através do Processo de Formação de Estruturas
Autor(es): VELTEN, H. E. S.
Palavras-chave: Cosmologia
Gravitação
Data do documento: 21-Set-2007
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VELTEN, H. E. S., Confrontando Cosmologias Newtoniana e neo-Newtoniana Através do Processo de Formação de Estruturas
Resumo: A utilização das equações da hidrodinâmica no estudo do Universo constitui o que chamamos de Cosmologia Newtoniana. No entanto, se considerarmos os efeitos inerciais da pressão e a distinção entre massa gravitacional e inercial é possível obter um novo conjunto de equações hidrodinâmicas que dão origem a chamada Cosmologia neo- Newtoniana. Através de um modelo constituido por matéria bariônica e gás de Chaplygin generalizado estudamos a aplicabilidade destas duas abordagens para a cosmologia sob o prisma do processo de formação de estruturas. Confrontamos os espectros de potência teóricos obtidos pela cosmologia Newtoniana e neo-Newtoniana de nosso modelo com os dados observacionais do programa 2dFGRS. O objetivo desta análise é buscar as vantagens e desvantagens de cada abordagem. Além disto, buscamos a origem das oscilações e divergências observadas no espectro de potência que foram apontadas recentemente na literatura.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4767
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3024_.pdf833.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.