Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4775
Título: Efeito da Pressão em Supercondutores de Hg-12(n-1)n e Efeito Casimir na Escala Nanométrica.
Autor(es): RODRIGUES JUNIOR, V. A.
Orientador: BELICH JUNIOR, H.
Coorientador: ORLANDO, M. T. D.
Palavras-chave: Supercondutividade
Cupratos
Supercondutores de Mercúrio
Data do documento: 6-Mai-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: RODRIGUES JUNIOR, V. A., Efeito da Pressão em Supercondutores de Hg-12(n-1)n e Efeito Casimir na Escala Nanométrica.
Resumo: Neste trabalho será apresentada uma descrição para a dependência da temperatura crítica Tc com a pressão em supercondutores de Hg-12(n-1), que leva em conta o efeito Casimir considerando as camadas condutoras de CuO2 atuando como placas de plasma. A energia de Casimir surge a partir das placas de plasma paralelas (planos de Cu-O) quando estas estão separadas por distâncias na escala nanométrica. A dependência da pressão Tc nos supercondutores de Hg-12(n-1)n pode ser descrita por uma pressão induzida por transferência de carga, juntamente com condições intrínsecas que estão associadas com a energia de Casimir. Para as amostras de Hg-12(n-1)n com teor de oxigênio ideal, o termo de transferência de carga desaparece, deixando apenas uma expressão explícita para o termo intrínseco. Ao escolher os parâmetros realistas e inseri-los na expressão para a dependência da pressão Tc, é encontrada uma boa concordância com dados experimentais do termo intrínseco observadas na família dos supercondutores Hg-12(n-1)n.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4775
Aparece nas coleções:PPGFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_4552_.pdf612.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.