Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781
Título: A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física
Autor(es): Venturine, Cleidson
Orientador: Pereira, Marcia Regina Santana
Data do documento: 3-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: As dificuldades apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem em Física são notórias para qualquer profissional da área. Muitos fatores influenciam este quadro, entre eles o fato dos estudantes não perceberem a utilidade dos conteúdos abortados. Frequentemente a metodologia aplicada em sala de aula está centrada na memorização de fórmulas e conceitos científicos que não são assimilados por completo, tornando-se conceitos teóricos vagos, não estimulantes ao pensamento crítico. Nos últimos anos algumas práticas alternativas ao ensino tradicional vem ganhando espaço nas salas de aula. Uma delas é o uso da história da ciência como ferramenta para o ensino contextualizado da Física. Porém, o despreparo dos professores e a falta de material didático apropriado podem ser fatores que dificultam seu uso. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de material didático e de sequência didática que visa integrar e contextualizar histórica e socialmente o ensino da termodinâmica. Esta sequência foi aplicada em quatro turmas do 3º ano do ensino médio e os resultados nos permitem inferir que houve um bom aproveitamento por parte dos alunos e que propostas dessa natureza podem ser construídas abordando diferentes conteúdos.
The difficulties presented by the students in the teaching/learning process in physics are notorious for any professional. Many factors influence this situation, including the fact that students do not perceive the usefulness of aborted content. Often the methodology applied in the classroom is centered on memorizing formulas and scientific concepts that are not completely assimilated, becoming vague theoretical concepts, norstimulating for a critical thinking.In recent years some alternatives to traditional educationis gaining space in classrooms. One is the use of history of science as a tool for contextualized teaching of physics. However, the lack of preparation of teachers and the lack of appropriate teaching material may be factors that hinder its use.Thus, this textpresents a proposal for teaching materials and instructional sequence that aims to integrate and contextualize historically and socially the teaching of thermodynamics. This sequence was applied in four classes of the 3rd year of high school and the results allow us to infer that therewas a good use by students andproposalsof this nature can be built covering different contents.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7870_Cleidson Venturine.pdf6.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.