Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781
Título: A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física
Autor(es): VENTURINE, C.
Orientador: P.S.R. Márcia
Data do documento: 3-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: VENTURINE, C., A Primeira Revolução Industrial e o Desenvolvimento da Termodinâmica: A História da Ciência Como Ferramenta de Apoio ao Ensino de Física
Resumo: As dificuldades apresentadas pelos alunos no processo ensino/aprendizagem em Física são notórias para qualquer profissional da área. Muitos fatores influenciam este quadro, entre eles o fato dos estudantes não perceberem a utilidade dos conteúdos abortados. Frequentemente a metodologia aplicada em sala de aula está centrada na memorização de fórmulas e conceitos científicos que não são assimilados por completo, tornando-se conceitos teóricos vagos, não estimulantes ao pensamento crítico. Nos últimos anos algumas práticas alternativas ao ensino tradicional vem ganhando espaço nas salas de aula. Uma delas é o uso da história da ciência como ferramenta para o ensino contextualizado da Física. Porém, o despreparo dos professores e a falta de material didático apropriado podem ser fatores que dificultam seu uso. Assim, este trabalho apresenta uma proposta de material didático e de sequência didática que visa integrar e contextualizar histórica e socialmente o ensino da termodinâmica. Esta sequência foi aplicada em quatro turmas do 3º ano do ensino médio e os resultados nos permitem inferir que houve um bom aproveitamento por parte dos alunos e que propostas dessa natureza podem ser construídas abordando diferentes conteúdos.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4781
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7870_Cleidson Venturine.pdf6.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.