Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4782
Título: Os movimentos dos planetas e os modelos de universo : uma proposta de sequência didática para o ensino médio
Autor(es): Barros, Marconi Frank
Orientador: BISCH, S. M.
Data do documento: 10-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: BARROS, M. F., Os Movimentos dos Planetas e os Modelos de Universo: Uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino Médio
Resumo: A pesquisa teve como propósito desenvolver uma sequência didática sobre temas relevantes de Astronomia e verificar se a metodologia e materiais utilizados foram adequados e propiciaram uma aprendizagem significativa em um grupo de 33 estudantes do ensino médio da rede pública do estado do Espírito Santo ao qual a sequência foi aplicada, à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Joseph Novak. A sequência teve como tema geral Os Movimentos dos Planetas e os Modelos de Universo, cujo ensino aos estudantes foi baseado na preparação de um material potencialmente significativo envolvendo atividades de observação do céu a olho nu e com telescópio, uma abordagem histórica do tema em sala de aula, desde os primórdios da Astronomia até os tempos atuais, com ênfase na transição do modelo de universo geocêntrico para o heliocêntrico, uma sessão de planetário e atividade prática de simulação dos movimentos planetários com o próprio corpo. Boa parte das atividades foi planejada após a aplicação e análise de questionários iniciais, para verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, cujo levantamento auxiliou a nortear nossa intervenção. Objetivando o levantamento de dados, acompanhamento e avaliação da aprendizagem ensejada pela sequência, além dos questionários iniciais também foram aplicados questionários posteriores à realização das atividades e elaborados mapas conceituais pelos estudantes antes e após a sequência. Por meio da análise dos dados coletados foi possível detectar indícios de uma aprendizagem significativa em alguns estudantes que foram capazes de maior diferenciação de conceitos, como o de planeta, de reconciliação de conceitos inicialmente considerados distintos, como os de céu e Universo, e entender as explicações dos movimentos dos astros de acordo com os modelos geocêntrico e heliocêntrico, simulando-os corretamente na atividade de representação dos mesmos com o próprio corpo. Também foi detectado um despertar de maior interesse pela disciplina de Física. Contudo, os dados também mostraram que nem todos os alunos aprenderam de forma significativa, indicando alguns pontos em que o material e a metodologia utilizados ainda merecem ser revisados e aprimorados em futuras aplicações, como no caso do ensino do conceito de movimento retrógrado. Como produto associado à dissertação, todo material potencialmente significativo utilizado, os roteiros e exemplos de atividades práticas aplicados e a estruturação dos mesmos na sequência didática foram reunidos e são apresentados ao final, na forma de uma proposta didática para o ensino de tópicos de Astronomia no ensino médio, que segue como apêndice à dissertação.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4782
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7871_Marconi Frank.pdf7.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.