Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4785
Título: Uma proposta de realização de uma feira científica de física em uma escola de ensino médio
Autor(es): Zandomenico, João Maurício
Orientador: Camiletti, Giuseppi Gava
Data do documento: 31-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo analisou uma proposta de realização de uma Feira Científica de Física em uma escola de ensino médio da rede estadual de educação do Estado do Espírito Santo. A Feira de Ciências pode ser configurada como uma atividade de educação não formal, que neste caso foi realizada como parte das atividades do ensino formal, pois os resultados da avaliação foram usados no integralização dos pontos do semestre. Foram envolvidos 152 estudantes da 2a e 3a série do Ensino Médio, divididos em 29 grupos de 4 a 6 estudantes, que desenvolveram os experimentos e fizeram apresentação durante a Feira, sob supervisão do professor/mestrando responsável. Todo o projeto teve duração de 3 meses, desse o planejamento até o dia da realização da Feira Científica. Para viabilizar a avaliação do projeto e coleta de dados para o trabalho do mestrado, foram desenvolvidos questionários de opinião dos alunos aplicados antes e depois da Feira, fichas de acompanhamento dos trabalhos dos estudantes, protocolos para avaliação de professores externos à escola, questões conceituais sobre alguns experimentos apresentados e questionário de entrevista dos avaliadores externos. Os dados foram compilados usando ferramentas da estatística descritiva. Os resultados indicam que a realização deste evento se constitui de uma estratégia motivadora para os estudantes, pois foram persistentes e interessados no desenvolvimento das tarefas. Mostraram evidências da dificuldade dos estudantes no processo de transposição didática para a apresentação dos experimentos, o que é um indicativo de um nível baixo de absorção de conceitos por parte dos visitantes. Foram evidênciadas também as opiniões dos estudantes sobre a realização da Feira, bem como os benefícios para prática docente na visão do professor/mestrando. O trabalho se mostrou altamente positivo com relação ao envolvimento dos estudantes nas tarefas da Feira Científica e revelou pontos que precisam ser melhor estruturados para se alcançar um trabalho de melhor qualidade na apresentação dos experimentos para os visitantes. Palavras chave: Feira Científica, Experimentos, Transposição Didática, Motivação dos Estudantes, Ensino de Física.
This studyexamined a proposal forexecuteaPhysicsScienceFairin ahighschool inthe State in the State ofEspírito Santo. TheScience Faircanbe configured as anon-formaleducation activity, which in this casewas conducted aspart of the activitiesof formal education, as the results of the evaluationwere used in thepaymentof the pointsof the semester. 152studentsof 2nd and 3rdyear of high school, divided into29groups4-6students, who developedthe experimentsand wereinvolvedpresentationmadeduring the Fair, under the supervision of the teacher/student masteringresponsibility. The whole projectlastedthree months, thisplanninguntilthe day of theScientificFair. Tofacilitate theproject evaluationand data collectionfor the work ofmasters, opinion questionnairesof studentsapplied before andafter theFair, monitoring reportsof student work, protocolsfor evaluationof foreignteachersatschool,conceptualissueswere developedpresentedsomeexperimentsandexternal evaluatorsinterviewquestionnaire.Data were compiledusingdescriptive statisticaltools. The resultsindicate thatthis eventconstitutesastrategy formotivatingstudents, as were persistentand interested in thedevelopment of tasks. Showed evidenceof the difficultyof studentsin the process ofdidactic transpositiontothe presentationof the experiments, which is indicativeof alow level ofabsorption ofconceptsfrom visitors. The opinions ofstudentson the completionof the Fair, as well as the benefits forteaching practiceinview of theteacher/student masteringwere also observed. The workwas highlypositivewith respectto the involvement ofstudentsin the tasks ofScientificFairrevealedandpoints that need tobe betterstructuredto achieve abetter jobin presentingexperimentsfor visitors.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4785
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8059_Dissertação do Aluno João Mauricio Zandomênico20150504-115256.pdf6.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.