Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4789
Título: A Utilização de Experimentos Demonstrativos, Vídeos e Simulações Computacionais no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório no Contexto de Sala de Aula
Autor(es): NEY, J.
Orientador: FERRACIOLI, L.
Data do documento: 24-Jul-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NEY, J., A Utilização de Experimentos Demonstrativos, Vídeos e Simulações Computacionais no Ensino de Física: Um Estudo Exploratório no Contexto de Sala de Aula
Resumo: Este estudo teve o objetivo de investigar a utilização de uma proposta para ensino de conteúdos de Física, visando promover a melhoria da qualidade desse ensino, com foco na combinação de recursos educacionais experimentos demonstrativos, vídeos, e simulações computacionais no início de aulas expositivas para estudantes de uma Escola Militar, a saber, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) localizada na Enseada do Inhoá em Vila Velha-ES. A investigação foi desenvolvida a partir da unidade de ensino Ondas que foi dividida em três subunidades denominadas Movimento Periódico, Movimento Ondulatório e Ondas Sonoras. Nesse contexto, este estudo investigou se a Proposta de Ensino contribuía para a melhoria no desempenho do estudante na disciplina Física; qual recurso educacional proporcionou interesse e atenção aos conteúdos abordados em cada subunidade de ensino; qual recurso educacional mais contribuiu para a visualização dos conceitos por parte dos alunos, bem como qual recurso educacional mais contribuiu para promover a participação deles. Utilizou-se um Delineamento Experimental com o uso de estatística inferencial a fim de avaliar o efeito da proposta de ensino no contexto estudado. Os resultados apontaram que a proposta de ensino investigada não contribuiu para a melhoria do desempenho dos estudantes na Avaliação Escrita Curricular, uma vez que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as médias do Grupo de Controle e do Grupo Experimental. No entanto, constatou-se que os recursos utilizados contribuíram de igual maneira para a promoção do interesse, da atenção, da visualização e da participação dos alunos pertencentes ao Grupo Experimental durante as aulas expositivas de cada subunidade de ensino.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4789
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8387_Dissertação do Aluno Jeferson Ney.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.