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Título: Interações dialógicas em práticas investigativas na sala de aula : experiências de uma professora de física em (trans)formação
Autor(es): Ellyan, Juliana Torres
Orientador: Silva, Miriam do Amaral Jonis
Data do documento: 22-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A busca pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem de conceitos físicos tem incentivado o desenvolvimento de muitas pesquisas no Brasil. Um dos aspectos nelas destacado é o importante papel mediador do professor para a aprendizagem de conceitos físicos, evidenciando-se a necessidade de uma formação que estimule a reflexão na e sobre a prática docente. Com base nos referenciais teóricometodológicos adotados, que enfatizam a pertinência da narrativa como método de investigação e como processo reflexivo/formativo, descrevo o meu processo formativo, explicitando as reflexões que me levaram a tomar consciência do meu papel mediador no ensino de Física na educação básica. Nesse percurso formativo, constato as contribuições das atividades investigativas no ensino de Física na medida em que potencializam as interações dialógicas em sala de aula, contribuindo para tornar mais significativo o processo de construção de conceitos físicos. As intervenções pedagógicas aconteceram em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e os registros das atividades foram feitos através de filmagens das aulas, gravações de áudios e anotações no diário de campo. As análises apontam para a importância de se proporcionar uma relação dialógica, que propicie o envolvimento ativo dos estudantes na construção de conceitos físicos em sala de aula. As conclusões reafirmam uma concepção de ensino que entende o processo educativo como resultado das interações sociais e ressaltam a importância da reflexão na formação profissional docente. Por fim, indicam a possibilidade de desdobramentos futuros do estudo, tendo em vista o aprofundamento das discussões levantadas
The search for improvement in the Physics Concept teaching- learning process has been motivating the development of many researches in Brazil. One of the aspects highlighted is the important teacher's role as mediator of the Physics concept learning, stating the necessity of a formation that stimulates the reflexions on and about the teaching practice. Based on the methodological-theoretical referential adopted, which emphasizes the pertinence of the narrative as a method of investigation and as reflexive/formative process, I describe my formative process, clarifying the reflexions which have taken me to be aware of my mediator role in the Physics teaching in basic education. On this formation path, I realize the contributions from the investigative activities in Physics teaching, considering that they strength the dialogic interactions in the classroom, contributing to make the physic concept building process more meaningful. The pedagogic interventions happened in a private school in the city of Cachoeiro de Itapemirim and the registers of the activities were made through class recordings, audio recordings and the notes from the field journal. The analysis points to the importance of providing a diologic relation, which allows the active involvement of the students in the construction of physics concepts in the classroom. The conclusions restate a teaching conception that understands the education process as a result of the social interactions and highlights the importance of reflexion in the professional development of the teacher. Finally, they indicate the possibility of an upcoming study development, considering the depth of the discussions raised
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4790
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