Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4793
Título: Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino do conceito de ondas
Autor(es): Santos, Graziely Ameixa Siqueira dos
Orientador: GOMES, T. S.
Palavras-chave: Palavras-chave: Ensino de Física
Aprendizagem Significativa
Data do documento: 27-Fev-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SANTOS, G. A. S., "Desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente significativa para o Ensino do Conceito de Ondas"
Resumo: As pesquisas voltadas ao ensino de física e, em particular, às situações de sala de aula têm demonstrado a necessidade do professor de aprofundar seus conhecimentos teóricos e práticos a fim de ampliar contextos e possibilidades de aprendizagem significativa. Para tanto, deve assumir o papel mediador, como protagonista em um processo que leve em consideração o contexto cultural dos sujeitos envolvidos. Nessa perspectiva, este estudo narra a experiência de implementação de uma sequência didática, desenvolvida nos moldes de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), buscando propiciar a aprendizagem significativa do conceito de ondas mecânicas. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido em uma escola estadual de ensino médio, tendo como referencial teórico a Aprendizagem Significativa de Ausubel e, em especial, os estudos de Moreira. Durante as análises outros referenciais foram utilizados para a interpretação dos indícios apontados pelos dados empíricos. A análise de dados se baseou em três eixos que nortearam o trabalho: a valorização do conhecimento prévio, a importância de proposição de situações- problema e a ênfase na apresentação do conteúdo de modo a promover a diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa no contexto da matéria de ensino. Ao longo do desenvolvimento da UEPS foi possível constatar a coexistência de diversas ideias associadas ao conceito de onda, ressaltando o caráter complexo e dinâmico do processo de aprendizagem de conceitos científicos escolares.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4793
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8751_Graziely Ameixa.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.