Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4794
Título: Experimentos e experiências na sala de aula : potencialidades pedagógicas das atividades investigativas no ensino de física
Autor(es): Silva, Alexander Aparecido
Orientador: JONIS, M.A.J.
Data do documento: 21-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SILVA, A. A., Experimentos e Experiências na Sala de Aula: Potencialidades Pedagógicas das Atividades Investigativas no Ensino de Física
Resumo: Este estudo discute a contribuição de atividades investigativas no ensino de física para o ensino médio. Embora considerando a polissemia em torno da definição de ensino por investigação, as atividades investigativas propostas foram desenvolvidas tomando por base princípios e critérios que, na visão dos autores de referência, caracterizam as atividades investigativas. São analisados os registros produzidos pelos alunos na busca por indícios que demonstrem as potencialidades das atividades investigativas em relação à inserção dos estudantes na cultura científica, no que tange à construção de conceitos físicos e ao uso coerente de termos científicos, buscando-se uma aproximação com as ideias de Vigotsky e Bakhtin. As análises apontam para a contribuição significativa das atividades investigativas para a comunicação entre o professor e os alunos e destes entre si, além de propiciar a ampliação da linguagem científica e a autonomia na resolução dos problemas propostos. Os apontamentos presentes nesse trabalho revelam a significativa contribuição da pesquisa para os sujeitos envolvidos, que, para além dos experimentos realizados, compartilharam uma experiência de formação que abre caminhos para desdobramentos futuros.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4794
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_8774_Dissertação do Alexander Aparecido Silva20150603-112045.pdf163.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.