Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoacir Rosado Filho
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:12Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T15:36:12Z-
dc.identifier.citationPEGO, R. N., O Ensino-aprendizagem de Matemática Através de Projetos Envolvendo Profissões: um Estudo de Caso no Ensino Fundamentalpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4807-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleO Ensino-aprendizagem de Matemática Através de Projetos Envolvendo Profissões: um Estudo de Caso no Ensino Fundamentalpor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractEste projeto teve como objetivo elaborar uma possibilidade de ensino/aprendizagem de alguns conhecimentos de matemática e aplicá-la através de projetos práticos relacionados a uma profissão, visando melhorar o aprendizado dos alunos. Para isto foi feito um estudo de caso com duas turmas de 8ª série (9° ano) do ensino fundamental de uma escola pública municipal da Serra-ES envolvendo as profissões de arquitetura e engenharia, que foram escolhidas junto com as turmas. Os conteúdos trabalhados foram definidos pelo pesquisador, que também era professor da disciplina, com base em sua experiência prévia e nos itens em que os alunos normalmente encontravam maiores dificuldades, a saber: trigonometria no triângulo retângulo e áreas de figuras planas. O projeto ficou definido como: a construção de uma maquete da escola e plantas baixas da escola em escala. Os alunos, organizados em grupos, foram acompanhados e auxiliados pelo professor durante todo o projeto. Os resultados foram positivos: os alunos se mostraram comprometidos e motivados; aumentou sua autoestima, diminuiu a resistência em relação à matemática e a distância entre teoria e prática; estimulou o trabalho em equipe, melhorando as relações professor-aluno e aluno-aluno; melhorou significativamente o desempenho dos alunos nas avaliações comparado a outras turmas ou a essas mesmas turmas em outros conteúdos.por
dcterms.creatorPEGO, R. N.
dcterms.issued2013-04-12
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.contributor.refereeGUIMARAES FILHO, F. F.
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6680_Rudnei_Versão Final-14-04-1320140731-171513.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.