Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4808
Título: Aplicação do software geogebra ao ensino da geometria analítica
Autor(es): Guedes, Paulo Cezar Camargo
Orientador: Bayer, Valmecir Antonio dos Santos
Data do documento: 9-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Ao lecionar a geometria analítica nas turmas do 3ª ano do Ensino Médio, sempre observava que a maioria dos alunos não se lembrava das principais propriedades da geometria plana, e tinha muita dificuldade em fazer a analogia entre esta e o plano cartesiano. Visando a melhorar esse aprendizado, pensei em uma proposta de intervenção que fizesse o aluno trabalhar, de uma forma mais prazerosa, esse conteúdo. Com o advento da computação e do software GeoGebra, tentei elaborar aulas práticas, em duplas ou individual, para que eles pudessem revisar e aprofundar os principais conceitos da geometria analítica plana. Esse trabalho foi então elaborado de forma a fazer com que os alunos pudessem visualizar e aprofundar os conhecimentos previamente estudados no Ensino Fundamental e nas séries iniciais do Ensino Médio, visando a uma revisão mais aprofundada. Ele foi planejado com questões de modo a que o aluno analisasse certas propriedades previamente escolhidas, discutisse os resultados obtidos, a partir de algumas indagações, elaborasse argumentos que comprovassem as observações obtidas e descrevesse, de forma clara e sucinta, as relações e condições para explicar os conceitos e propriedades estudadas.
By teaching Analytic Geometry classes for High School Senior Students, I have always noticed that most students not only did not remember the main properties of Plane Geometry, but also had great difficulty making the analogy between them and the Cartesian Plane. Aiming an improvement in this learning, I thought about an intervention proposal which would make students environment work more pleasant. By the advent of computer and the GeoGebra Software, I tried to draw practical lessons, double or single, so that they could revise and acquire the main concepts of Analytic Geometry Plane. This work was developed in order to make the students visualize and acquire knowledge studied since Elementary and early school grades for further revision. The paper was prepared with questions to make students analyze certain properties previously chosen, discuss the results obtained from some questions, develop arguments to prove the observations obtained, and describe clearly and succinctly the relations and conditions to explain the concepts and properties studied
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4808
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_6682_Dissertação do MESTRADO Paulo Cezar versão final.pdf5.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.