Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4811
Título: Geometria analítica no ensino médio: uma proposta com tratamento vetorial
Autor(es): Silva, Robson Vieira da
Orientador: Valentim, Fábio Júlio da Silva
Data do documento: 9-Abr-2013
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Baseado na ementa de Geometria Analítica presente no currículo básico das escolas públicas do Espírito Santo, nós propomos uma abordagem vetorial para o assunto. Isso porque, com base em análises de livros didáticos utilizados no Ensino Médio, foi possível constatar a ausência de vetores na citada disciplina, embora o método aplicado à Geometria Analítica facilite seu ensino e aprendizagem. Sob esse prisma, produzimos um material que traz como principal diferencial a introdução de vetores e sua aplicabilidade, demonstrada, também, em exercícios. Do mesmo modo, tratamos de equação de reta e trouxemos algumas considerações no que diz respeito a vetores na disciplina de Geometria Analítica Espacial. Nesse contexto, foi possível simplificar o entendimento de conceitos fundamentais e possibilitar uma maior transição entre a Álgebra e a Geometria.
Based on the course program of Analytic Geometry present in the basic curriculum of the State of Esp´ırito Santo public schools, we propose a vectorial approach for the subject. That’s because, with base in analyses of textbooks used in the High School, it was possible verifying the absence of vectors in the mentioned discipline, although the method applied to the Analytic Geometry facilitates your teaching and learning. Under that prism, we produced a material that brings as main differential the introduction of vectors and your applicability, demonstrated also, in exercises. In the same way, we mentioned the straight line equation and we brought some considerations concerning to vectors in the discipline of Space Analytic Geometry. In that context, it was possible to simplify the understanding of fundamental concepts and to make possible a larger transition between the Algebra and the Geometry.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4811
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_6689_TCC_Robson_final.pdf621.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.