Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBayer, Valmecir Antonio dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:14Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T15:36:14Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4821-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectDificuldades na aprendizagempor
dc.subjectMathmaticseng
dc.subjectDifficulties in learningeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleDificuldades na aprendizagem da matemática: um estudo com alunos do ensino médiopor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc51-
dc.subject.br-rjbnMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subject.br-rjbnAprendizagempor
dc.subject.br-rjbnEnsino médiopor
dcterms.abstractO principal objetivo desta dissertação é investigar o fenômeno da dificuldade que muitos alunos do Ensino Médio apresentam na aprendizagem da Matemática. Para tanto opta por entender a opinião desses sujeitos acerca do problema. Discute um pouco sobre a influência que a motivação pode exercer na aprendizagem. Também discorre sobre a resolução de problemas e sobre a importância que essa metodologia pode alcançar durante o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Optando pela pesquisa qualitativa se vale do questionário como método de recolha de informações. Aponta que os alunos entendem que o problema não está apenas no método de ensino empregado pelo professor ou na natureza abstrata da própria Matemática. Dessa forma muitos dos sujeitos que contribuíram com a pesquisa apontam a falta de base em Matemática no Ensino Fundamental e a necessidade de decorar muitas fórmulas e regras como os principais motivos para a dificuldade dos alunos para aprender a Matemática na escola. Como sugestões os alunos que preencheram os questionários apontam principalmente para a necessidade do professor mudar o método de ensino, bem como a utilização de outros recursos e/ou de exploração de situações da vida cotidiana. Propõe que é necessária a realização de novos estudos não apenas no Ensino Médio para compreender melhor o problema, mas também no Ensino Fundamental.por
dcterms.abstractThe main objective of this dissertation is to investigate the phenomenon of the difficulty that many high school students have in learning math. For that, it chooses to understand the view of those students about the problem. It discusses somewhat about the influences that the motivation can exert influence in learning. It also discusses ethnomathematics and resolution problems and about the importance that they can achieve during the students’ learning process. Opting for the qualitative research it takes refuge with a questionnaire as a method of gathering information. It points that the students understand that the problem is not just in the teaching method utilized by the teacher or in the abstract nature of mathematics itself. Thus, many of the individuals who contributed to the survey indicate a lack of basic math in elementary school and the need to memorize many formulas and rules as the main reasons for the difficulty of students to learn mathematics in school. As suggestions, the students who completed the questionnaire point mainly to the teacher’s need to change the method of teaching, as well as the use of other resources and / or exploitation of situations of everyday life. It proposes that it is necessary the realization of new studies not only in high school to understand better the problem, but also in elementary school.eng
dcterms.creatorLoureiro, Vanilda-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2014-04-14-
dcterms.languagepor-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqMatemática-
dc.publisher.courseMestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.contributor.refereeFantin, Silas-
dc.contributor.refereeCcoyllo, Rosa Elvira Quispe-
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_7682_DISSERTACAO FINALIZADA_VANILDA LOUREIRO_completa.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.