Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBAYER, V. A. S.
dc.date.accessioned2016-08-29T15:36:14Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T15:36:14Z-
dc.identifier.citationLOUREIRO, V., Dificuldades na Aprendizagem da Matemática: um Estudo Com Alunos do ensino Médiopor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/4821-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleDificuldades na Aprendizagem da Matemática: um Estudo Com Alunos do ensino Médiopor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractO principal objetivo desta dissertação é investigar o fenômeno da dificuldade que muitos alunos do Ensino Médio apresentam na aprendizagem da Matemática. Para tanto opta por entender a opinião desses sujeitos acerca do problema. Discute um pouco sobre a influência que a motivação pode exercer na aprendizagem. Também discorre sobre a resolução de problemas e sobre a importância que essa metodologia pode alcançar durante o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Optando pela pesquisa qualitativa se vale do questionário como método de recolha de informações. Aponta que os alunos entendem que o problema não está apenas no método de ensino empregado pelo professor ou na natureza abstrata da própria Matemática. Dessa forma muitos dos sujeitos que contribuíram com a pesquisa apontam a falta de base em Matemática no Ensino Fundamental e a necessidade de decorar muitas fórmulas e regras como os principais motivos para a dificuldade dos alunos para aprender a Matemática na escola. Como sugestões os alunos que preencheram os questionários apontam principalmente para a necessidade do professor mudar o método de ensino, bem como a utilização de outros recursos e/ou de exploração de situações da vida cotidiana. Propõe que é necessária a realização de novos estudos não apenas no Ensino Médio para compreender melhor o problema, mas também no Ensino Fundamental.por
dcterms.creatorLOUREIRO, V.
dcterms.issued2014-04-14
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.contributor.refereeFANTIN, S.
dc.contributor.referee
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_7682_DISSERTACAO FINALIZADA_VANILDA LOUREIRO_completa.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.