Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4832
Título: Avaliação participativa de variedades locais e melhoradas de milho visando a eficiência no uso de nitrogênio.
Autor(es): NUNES, J. A.
Palavras-chave: germoplasma
Zea mays
melhoramento participativo
Data do documento: 23-Fev-2006
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NUNES, J. A., Avaliação participativa de variedades locais e melhoradas de milho visando a eficiência no uso de nitrogênio.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de variedades locais, melhoradas e melhoradas de forma participativa de milho quanto ao uso do nitrogênio (N) em três experimentos, nos sistemas de cultivo orgânico, convencional com baixo N e convencional com alto N, para subsidiar programas de melhoramento genético, que pretendem obter variedades que sejam produtivas em solos com baixa disponibilidade de nitrogênio, ou em sistema de cultivo orgânico. No primeiro experimento, instalado na comunidade de Fortaleza, no município de Muqui-ES, foi usado composto orgânico constituído de palha de café e esterco de gado. No segundo e terceiro experimento, conduzidos em Planaltina-DF, usou-se N na forma de uréia, sendo que a dose de N em um deles foi de 40 kg.ha-1 e no outro 120 kg.ha-1. Nos três experimentos, foram avaliadas doze variedades de milho, sendo cinco locais, cinco melhoradas e duas melhoradas de forma participativa. Foram determinadas as características florescimento feminino e masculino, altura de planta e de espiga, produção e acumulação de N nos grãos, bem como índices de eficiência de utilização e de uso para determinar a eficiência de resposta ao uso do N. Foram identificadas variedades locais de milho que possuem alto potencial produtivo e características interessantes que podem ser usadas em programas de melhoramento genético, como alturas de planta e espiga e conteúdo de nitrogênio nos grãos. Verificou-se, ainda, que o trabalho de seleção do milho Fortaleza realizado por agricultores de Muqui-ES demonstra a eficiência da participação dos agricultores no processo de melhoramento de plantas. Comprovou-se a eficiência do melhoramento participativo para a variedade Eldorado, selecionada para sistema orgânico.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/4832
Aparece nas coleções:PPGPV - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3373_José Arcanjo Nunes.pdf404.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.