Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5083
Título: Distribuição e Fatores Associados à Infecção Por Fasciola hepatica em Bovinos em Municípios do Sul do Estado do Espírito Santo no Período de 2008/2009.
Autor(es): Alves, Danielle Porcari
Orientador: Martins, Isabella Vilhena Freire
Palavras-chave: epidemiologia
Frequência
Ruminantes
Fasciolose
Epidemiology
Frequency
Ruminants
Fascioliasis
619
Data do documento: 23-Abr-2010
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A fasciolose é uma enfermidade causada por um parasito Trematoda que apresenta como hospedeiro intermediário um molusco do gênero Lymnaea, acomete o fígado e as vias biliares de muitas espécies de animais domésticos e selvagens, causando elevadas perdas econômicas. Atualmente, a fasciolose tem se tornado um problema econômico importante para os produtores da região Sul do Estado e possivelmente para todo o estado do Espírito Santo. Objetiva-se avaliar a situação da fasciolose bovina na região sul do Espírito Santo, utilizando-se de sistema geográfico de informação como ferramenta de análise, para subsidiar um programa de controle para a doença no estado, visando diminuir as perdas econômicas geradas pela enfermidade em questão nos rebanhos da região e a conseqüente melhoria da qualidade de vida dos produtores, além de minimizar o risco de infecção humana. Para a execução do projeto haverá integração de pesquisadores da UFES, UFRRJ e IDAF, no sentido de somar esforços para a caracterização da fasciolose em bovinos cronicamente infectados. Amostras de fezes de bovinos serão coletadas para exames coprológicos, como também moluscos nos cursos dágua da região Sul do Estado, e ainda, serão demarcados através de pontos com GPS, os locais onde foram coletadas as amostras, os quais serão transferidos para mapas em sistema de computação, para visualização da distribuição geográfica da parasitose no Estado.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/5083
Aparece nas coleções:PPGCV - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_3367_.pdf733.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.